-
FORMAÇÃO HUMANA NA ARIDEZ DOS TEMPOS : DESAFIOS PARA O CURRÍCULO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo em pauta tem como foco a formação humana, sua contribuição social e os desafios para o currículo dos cursos de graduação. Reunimos conhecimentos e estudos com o propósito de investigar a seguinte indagação: em quais aspectos os estudos voltados à formação humana contribuem e apontam caminhos aos desafios enfrentados pelo currículo acadêmico, nos dias atuais? Estudar as contribuições da formação humana, com foco nos desafios para o currículo, envolve um processo de ressignificação das relações humanas e sociais. Neste sentido, pretende-se estabelecer um diálogo com as reformas e políticas públicas educacionais, na perspectiva de compreender como se dá a formação voltada ao processo de ressignificação das relações humanas e sociais. Justificamos a necessidade deste estudo, a partir da tônica da existência com foco ontológico, estético e ético, que favoreça a espiritualidade enquanto requisito intrínseco do itinerário educativo na aridez dos tempos, apontando outros desafios para o currículo. ||The article in question focuses on human formation, its social contribution and the challenges for the curriculum of undergraduate courses. We gathered knowledge and studies with the aim of investigating the following: in what aspects do studies aimed at human formation contribute and point out ways to the challenges faced by the academic curriculum, today? Studying as contributions of human formation, with a focus on challenges for the curriculum, involves a process of reframing human and social relations. In this sense, it is intended to define a dialogue with the educational reforms and public policies, in the perspective of understanding how training takes place in the process of reframing human and social relations. Justifies the need for this study, based on the focus of presence with an ontological, aesthetic and ethical focus, which favors spirituality while requiring intrinsic educational itinerary at the speed of time, other problems for the curriculum.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Guedes, Marilde Queiroz | Anjos, Ana Paula Souza do Prado | Rosa, Eliara Marli
Data
5 de junho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3445 | 10.29327/210932.8.1-23
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
Fonte
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020) | 2525-5924 | 1807-1856 | 10.29327/210932.8.1
Assuntos
Formação humana. Educação. Currículo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion