-
Education and Human Rights: decolonial perspectives from the north coast of Rio Grande do Sul||Educação e Direitos Humanos: perspectivas decoloniais desde o litoral norte do Rio Grande do Sul
- Voltar
Metadados
Descrição
The study seeks to analyze the dialogical relationship between education and Human Rights in order to suggest an intercultural school curriculum, to be conceived based on a decolonial pedagogy as practices insurgent to the current curriculum in a locus-regional - north coast of Rio Grande do Rio. It also reflects on the educational protagonism in conformity with Human Rights in the context of Brazilian education in the face of the universalizing processes that occupy a large part of schools. It is urgent to overcome the current model of standardized/ universal teaching that meets precarious and partially or does not even meet the regional demands, because other notions, concepts and practices in contemporary times, coming from subalternized places, are present and potentially applicable. It uses the bibliographic-investigative methodological procedure, plus data and statistics from INEP of School Censuses (2015, 2016 e 2017).||O estudo busca analisar a relação dialógica entre educação e Direitos Humanos de maneira a sugestionar um currículo escolar intercultural, a ser concebido com assente em uma pedagogia decolonial como práticas insurgentes ao atual currículo em um locus-regional – litoral norte do Rio Grande do Sul. Também reflexiona sobre aos protagonismos educativos em conformidade com os Direitos Humanos no contexto da educação brasileira em face dos processos universalizantes que ocupam grande parte das escolas. Torna-se urgente superar o atual modelo de ensino padronizado/ universalizante que atende precário e parcialmente ou sequer atende às demandas regionais, pois outras noções, conceitos e práticas na contemporaneidade, advindos de locais subalternizados, fazem-se presentes e potencialmente aplicáveis. Utiliza-se do procedimento metodológico bibliográfico-investigativo, acrescido de dados e estatísticas do INEP de Censos Escolares (2015, 2016 e 2017).
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Wenczenovicz, Thaís Janaina | Costa, Anderson Alves
Data
28 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16526 | 10.5585/dialogia.n35.16526
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 35 (2020): maio/ago.; 36-51 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Decoloniality | Human rights | Education | North Coast of Rio Grande do Sul. | Decolonialidade | Direitos Humanos | Educação | Litoral Norte do Rio Grande do Sul
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion