-
School Social Function: understandings and multiplicities||Função Social da Escola: compreensões e multiplicidades
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper aims to problematize understandings about the social function of the school, presented by graduates in education degree from different regions of Brazil. By using an online form, fifty-six responses were collected, analyzed and questioned, based on their analysis and categorization. The study is mobilized through an essay (LARROSA, 2003), considering the course of investigation proposed by the authors. In this perspective, five categories of analysis emerge from the study: citizenship; teaching content; labor/ training for the job market; integral human development; without social function (all with possible comprehensions of education as a human right). The categories were carefully problematized, based on authors and researchers who serve as inspiration for thinking about school education. Thus, as a result, are understood the different and diverse notions of the social function of the school in the contemporary.||O presente artigo tem como objetivo problematizar as compreensões acerca da função social da escola, apresentada por graduados em cursos de licenciatura de diversas regiões do Brasil. Por meio de formulário online, foram coletadas cinquenta e seis respostas que são analisadas e problematizadas, tendo como base sua análise e categorização. O estudo mobiliza-se por meio de um ensaio com inspirações de Larrosa (2003), conjecturando o percurso de investigação a que se propõem os autores. Emerge do estudo, cinco categorias de análise: cidadania; ensino de conteúdo; mão de obra/formação para o mercado de trabalho; formação humana e integral; sem função social (todas com possíveis compreensões da educação como um direito humano). As categorias foram atentamente problematizadas, a partir de autores e pesquisadores que nos servem de inspiração para pensar o campo da educação e/ou escolarização. Desta pesquisa, resultam as mais diversas noções de função social da escola no contemporâneo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Oliari, Gilberto | Rigue, Fernanda Monteiro | Sturza, Raquel Brum
Data
28 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16907 | 10.5585/dialogia.n35.16907
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 35 (2020): maio/ago.; 79-92 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Social function | Schooling | Essay. | Função Social | Escolarização | Ensaio.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion