-
A discursive analysis of the biology textbooks in education for young people and adults||Uma análise discursiva do livro didático de Biologia na Educação para jovens e adultos
- Voltar
Metadados
Descrição
Freirean assumptions show how the scientific knowledge proposed by schools should be associated with everyday knowledge. Thus, citizenship and scientific literacy must go together and are essential tools in the search for an education that includes human rights norms, present in the National Educational bases and Guidelines Law (Lei de Diretrizes e Bases da Educação); transposing this view to Youth and Adult Education (Educação de Jovens e Adultos - EJA) is the challenge of this article, which analyzes present discourses in High School Biology textbooks, addressed to EJA students from the State of Rio de Janeiro. With the Critical Discourse Analysis, we verify whether the identificational meaning is present in the textbooks through the personal pronouns "you" and "we". The results indicate the speaker´s attempt to show closeness to a student by using the pronoun "we" in the texts more frequently. There is still a lot to do when it comes to considering the student's experience in the content portrayed in these books.||Pressupostos freireanos evidenciam como o conhecimento científico proposto pela escola deve ser associado ao saber do cotidiano. Assim, cidadania e letramento científico devem andar juntos e são ferramentas essenciais na busca por uma educação que contemple preceitos dos direitos humanos, presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Transpor esse olhar para a Educação de Jovens e Adultos – EJA – é o desafio desse artigo, que analisa discursos presentes no livro didático de Biologia destinado aos alunos do Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro, na modalidade EJA. Com a Análise Crítica do Discurso verificamos que o significado identificacional está presente no livro didático, por meio dos pronomes pessoais “você” e “nós”. Os resultados mostram uma tentativa do enunciador de mostrar proximidade do aluno usando mais o pronome “nós” nos textos. Ainda há muito a fazer no percurso de considerar a experiência do aluno nos conteúdos expressos nos livros.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
dos Santos, Josete Rocha | da Silva, Andréa Costa
Data
28 de agosto de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16924 | 10.5585/dialogia.n35.16924
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 35 (2020): maio/ago.; 7-21 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Science Teaching | Discourse | Biology | Youth and Adult Education | Ensino de Ciências | Discurso | Biologia | Educação de Jovens e Adultos
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion