-
Narratives of a teacher at the end of her career: education in the face of the pandemic||Narrativas de uma professora em final de carreira: a educação frente à pandemia
- Voltar
Metadados
Descrição
With a view to valuing the teaching knowledge of a teacher at the end of her career, she reflected on teacher training and the use of digital technologies in the teaching and learning process, through e-learning, at a time when the country is experiencing a pandemic. caused by COVID-19. A qualitative research was carried out and, for data collection, a narrative interview was used with a teacher at the end of her career, who works at the Municipal Education Network of Brusque, (SC). For analysis, content analysis was used and as theoretical support, the contributions of Marcelo (2001), Vaillant and Marcelo (2012), Nóvoa (2009, 2019, 2020) and Pérez Gómez (2015). The results showed gaps in continuing education, as it is not enough to provide teachers with training, as well as to use technology for the teaching-learning process, since many students do not have access to the internet. It is becoming urgent to rethink the education, especially of children belonging to the less privileged classes.||Com vistas a valorizar os saberes docentes de uma professora em final de carreira, refletiu-se sobre a formação de professores e a utilização das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, mediante e-learning, no momento em que o país vivencia uma pandemia mundial provocada pelo COVID-19. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e, para coleta dos dados, utilizou-se entrevista narrativa com uma professora em final de carreira, que atua na Rede Municipal de Ensino de Brusque, (SC). Para análise, utilizou-se a análise de conteúdo e como suporte teórico, as contribuições de Marcelo (2001), Vaillant e Marcelo (2012), Nóvoa (2009, 2019, 2020) e Pérez Gómez (2015). Os resultados evidenciaram lacunas na formação continuada, pois não basta propiciar aos docentes formação, bem como utilizar tecnologia para o processo de ensino aprendizagem, visto que muitos estudantes não possuem acesso à internet. Tornando-se urgente repensar a educação, principalmente, das crianças pertencentes às classes menos privilegiadas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Bruns, Juliana Pedroso | Rausch, Rita Buzzi
Data
22 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17883 | 10.5585/dialogia.n36.17883
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Dialogia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Dialogia; n. 36 (2020): set./dez.; 102-115 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
E-learning | Continuing education | Digital technologies | E-learning | Formação continuada | Tecnologias digitais
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion