-
Literacy, progression and evaluation: reflections on the child’s learnings||Alfabetização, progressão e avaliação: reflexões sobre as aprendizagens da criança
- Voltar
Metadados
Descrição
The work investigates the relationship between evaluation and progression of the learnings concerning the writing at the end of the literacy cycle. For that, we discussed the relationship among literacy, school organization and progression as well as the necessary knowledge to the consolidation of the literacy process. We presented, still, results of a research that accomplished interviews with two educational of the third year of the literacy cycle, observations of classes and writing (words and texts) activity with the children of the two groups. This research had as objective investigates the consideration (give) of the relationship among the knowledge on the writing, evaluation and progression in the end of the literacy cycle. The results indicate similar methodologies and the teachers' compromising with the children's learning, because all joined more knowledge about the writing and the textual production at the end of the school year. Finally, we problematized the directions of the schools with base in the learnings of the children at the end of that period. ||O trabalho investiga a relação entre avaliação e progressão das aprendizagens acerca da escrita ao final do ciclo de alfabetização. Para isso, discutimos a relação entre alfabetização, organização escolar e progressão, bem como os conhecimentos necessários à consolidação do processo de alfabetização. Apresentamos, ainda, resultados de uma pesquisa que realizou entrevistas com duas docentes do terceiro ano do ciclo de alfabetização, observações de aulas e atividade de escrita (palavras e textos) com as crianças das duas turmas. Essa pesquisa tinha como objetivo investigar a (des)consideração da relação entre os conhecimentos sobre a escrita, avaliação e progressão no final do ciclo de alfabetização. Os resultados indicam metodologias semelhantes e comprometimento das professoras com a aprendizagem das crianças, pois todas agregaram mais conhecimentos sobre a escrita e a produção textual ao final do ano letivo. Por fim, problematizamos os encaminhamentos das escolas com base nas aprendizagens das crianças ao final desse período.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Silva, Magna do Carmo
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8828 | 10.5585/eccos.n55.8828
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 55: Dossiê Avaliação da Aprendizagem; e8828 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Learning | Evaluation | Cycle | Writing | Progression | Aprendizagem | Avaliação | Ciclo | Escrita | Progressão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion