-
Indicators of the brazilian context in the materialization of the agreement on early childhood education||Indicadores do contexto brasileiro na materialização do convênio na educação infantil
- Voltar
Metadados
Descrição
In the context of educational policies, the article focuses on the policy of covenant as a strategy to advance the indicators of care in Child Education (EI). In the core of the problematizations about the processes of privatization in education, the objective is to map how Brazil's Child Education Institutions (IEIC) and, according to the context of a state, to explore the indicators on the profile of teachers. It uses a Bakhtinian theoretical-methodological reference to refer to the responsibility of guaranteeing the security of the right to education, in a way analogous to the agreement in the EI offer and as conditions present in the teaching work in IEICs. It adopts an exploratory qualitative methodology, such as databases, information provided by the National Education Development Fund (FNDE) and the CultivEduca platform. Concluding challenges in the EI offer, implying victory over relations between the public and private sector, impacting the teaching work, especially in the IEICs. ||No contexto das políticas educacionais, o artigo focaliza a política de convênio como estratégia de avançar nos indicadores de atendimento na Educação Infantil (EI). No bojo das problematizações sobre os processos de privatização na educação, objetiva mapear as Instituições Conveniadas de Educação Infantil (ICEI) do Brasil e, recortando o contexto de um estado, explorar os indicadores sobre o perfil dos docentes. Utiliza referencial teórico-metodológico bakhtiniano para tematizar a responsabilidade do estado na garantida do direito a educação, as estratégias pelo convênio na oferta da EI e as condições presentes no trabalho docente em ICEIs. Adota metodologia qualitativa exploratória, selecionando, como bancos de dados, informações disponibilizadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e pela plataforma CultivEduca. Conclui indicando desafios na oferta de EI, implicados com avanços das relações entre o setor público e o privado, impactando o trabalho docente, especialmente, nas ICEIs.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves, Kallyne Kafuri | Côco, Valdete
Data
9 de outubro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10581 | 10.5585/eccos.n54.10581
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento; e10581 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Institutions | Child education | Teacher training | Teaching work. | Instituições conveniadas | Educação infantil | Formação de professores | Trabalho docente.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion