-
Assistive technology in mobile devices: TEACCH-based applications as aid in the process of literacy with autistic children||Tecnologia assistiva em dispositivos móveis: aplicativos baseados no TEACCH como auxílio no processo de alfabetização com crianças autistas
- Voltar
Metadados
Descrição
Progressively, the need to resize pedagogical practices emerges, which, in addition to respect for differences, offers learning accessibility to all students. A school with conservative methodologies will hardly achieve good results in the face of special education, placing students with disabilities in conditions of exclusion within the school itself. Assistive Technology (TA) assumes a primordial role in resizing these practices, since it aims at overcoming barriers to learning and independence in the social life of individuals with disabilities or other conditions that generate special needs. This fostered the unease that gave rise to this study: how Assistive Technology associated with Mobile Technology in smartphones and tablets can contribute to learning, specifically with the literacy of children with Autism Spectrum Disorder (TEA) in regular school? To respond to this concern, we developed a bibliographical research in such authors as: bell hooks (2013), Reis et. al. (2008), Fonseca and Ciola (2016), Mello (2007), Berch (2007), among others. This article presents one of the main educational methods used in the education of autistic children, the TEACCH and does a survey of the uses of this method in mobile devices. The results point to the contribution of two applications (Lina Educa and ABC Autism) that can be used as pedagogical tools in the learning process of children with ASD, helping to include these children, especially in relation to the literacy process. ||Progressivamente emerge a necessidade de redimensionar práticas pedagógicas que, para além do respeito às diferenças, ofereça acessibilidade de aprendizagem a todos os discentes. Uma escola com metodologias conservadoras, dificilmente conseguirá bons resultados diante da educação inclusiva, colocando os discentes com deficiências em condições de exclusão, dentro da própria escola. Percebe-se que no redimensionamento dessas práticas, a Tecnologia Assistiva (TA) assume papel primordial, pois visa a superação de barreiras para a aprendizagem e independência na vida social de indivíduos com deficiências ou outras condições que geram necessidades especiais. Isso fomentou a inquietação que deu origem a este estudo: de que forma a Tecnologia Assistiva associada à Tecnologia Móvel em smartphones e tablets pode contribuir com a aprendizagem, mais especificamente com a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola regular? Para responder a essa inquietação, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho bibliográfico em autores como: bell hooks (2013), Reis et. al. (2017), Ferreira (2016), Cunha (2017), Furtado (2012), Fonseca e Ciola (2016), Mello (2007), Berch (2007), entre outros. Este artigo apresenta um dos principais métodos educacionais utilizado na educação de crianças autistas, o TEACCH, e faz um levantamento dos usos desse método em dispositivos móveis. Os resultados apontam para a contribuição de dois aplicativos (Lina Educa e ABC Autismo) que podem ser utilizados como ferramentas pedagógicas no processo de aprendizagem de crianças com TEA, auxiliando a inclusão dessas crianças, principalmente no tocante ao processo de alfabetização.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Reis, Marlene Barbosa de Freitas | Souza, Carla Salomé Margarida de | dos Santos, Lilian Cristina
Data
16 de dezembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10652 | 10.5585/eccos.n55.10652
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 55: Dossiê Avaliação da Aprendizagem; e10652 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Applications | Learning | TEA. TEACCH | Assistive Technology | Aplicativos | Aprendizagem | TEA | TEACCH | Tecnologia Assistiva
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion