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The State of the art on socio-educational system in Brazil (2006 2016)||O Estado da arte sobre sistema socioeducativo no Brasil (2006 – 2016)
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Metadados
Descrição
In this paper, a literature review study is presented, which sought to apprehend the nature of academic-scientific contributions in the debate of the Socio-educational System in Brazil. For this purpose, dissertations and theses from the Digital Library of Theses and Dissertations (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BDTD) of the Brazilian Institute of Scientific and Technological Information (Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica - IBICT) and the papers published in journals of the A1 strand of Qualis-Journals, according to parameters of the area of Education of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) for the 2013-2016 quadrennium were collected. From the systematization and analysis of academic production, an analytical synthesis of the main conclusions resulted, with emphasis on three aspects: variety of universities and supervisors involved in Graduate Programs research that involve the situation of young people and adolescents in conflict with the law and subjected to socio-educational measures; empirical and qualitative bias of published research, both in journals and in dissertations and theses; family weaknesses and school problems as situations of vulnerability associated with the growth of infractions. ||Apresenta-se um estudo de revisão da literatura (2006-2016) que buscou apreender aportes para o Sistema Socioeducativo no Brasil. Foram sistematizadas produções acadêmicas, no formato de teses, dissertações e artigos, mapeando pesquisadores e Instituições de Ensino Superior – IES as quais se vinculam esses pesquisadores, além de elaborar uma síntese das principais conclusões desses produtos. Para tanto, foram levantadas e analisadas dissertações e teses na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica –IBICT, produzidas entre os anos 2006 e 2016, bem como os artigos publicados (2006 - 2016) em periódicos do estrato A1 do Qualis-Periódicos, conforme parâmetros da área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, no último quadriênio (2013-2016). Com a análise desse material, é possível destacar três aspectos: - a variedade de universidades e orientadores imbricados em pesquisas na pós-graduação que envolvem a situação de jovens em conflito com a lei e submetidos a medidas socioeducativas; - o viés empírico e qualitativo das pesquisas publicadas tanto nos periódicos quanto em dissertações e teses; e - os resultados que apontam fragilidades familiares e problemáticas escolares como situações de vulnerabilidade associadas ao crescimento dos atos infracionais.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Francisco, Julio Cesar | Lopes, Roseli Esquerdo
Data
2 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11592 | 10.5585/eccos.n52.11592
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 52: Dossiê Paulo Freire e a Onda Neoconservadora; e11592 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Infraction act | Young people and youth. | Socio-educational system. | Ato Infracional | Jovens e Juventudes | Sistema Socioeducativo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion