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Cinema na education: filmes and the teaching of history in the municipal basic education of Aracaju||Cinema e Educação: os filmes e o ensino de história na educação básica municipal de Aracaju
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Metadados
Descrição
This text deals with the forms of appropriation, on the part of the teachers, of the suggestions of films proposed in the history textbooks, used between the 6th and 9th years of elementary school, in the teaching practices in the public school system of the municipality of Aracaju, Sergipe, Brazil. It is the result of applied research, of the case study type, involving 20 schools in the municipal education network as "locus" recognizing the existence of multiple realities within the same education network. With a qualitative approach, the gathering of information took place through the application of a mixed questionnaire with 26 teachers and interviews aiming to deepen the open questions, with 10 teachers. The results show that in the network, nine different collections are used for the history discipline, in which 92% of the teachers claim to know the suggestions of the books, but only 30% make a significant use in the classroom, in such a way. so that they cannot cover a more effective use of film devices in the classroom. Thus, it is concluded that it is necessary to pay more attention to the possibilities that cinematographic productions can offer for education, affirming its importance for the basic intellectual and socio-cultural formation of the student subjects. ||O presente texto trata da relação intrínseca entre os filmes e o ensino de história na educação básica. Para isso, recorremos as sugestões de filmes encontradas nos livros didáticos utilizados por professores e alunos na rede pública de ensino do município de Aracaju, Sergipe, Brasil. A metodologia aplicada para o estudo foi de estudo de caso múltiplo, considerando a existência de múltiplas realidades dentro de uma mesma rede de ensino. O levantamento de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários com 26 professores e por execução de entrevistas, com 10 professores. Os resultados mostram que na rede, sete coleções diferentes são utilizadas para a disciplina de história onde 92% dos professores afirmam conhecer as sugestões dos livros, mas apenas 30% fazem um uso significativo dos filmes em sala de aula, de tal modo que não conseguem abranger um uso mais efetivo dos dispositivos fílmicos em sala de aula. Desta forma, concluímos que é necessário nos atentar mais para as possiblidades que as produções cinematográficas podem oferecer para a educação, afirmando a sua importância para a formação básica intelectual e sociocultural dos sujeitos alunos.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Carvalho, Daniel Bramo Nascimento de | Linhares, Ronaldo Nunes
Data
9 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16454 | 10.5585/eccos.n53.16454
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 53: Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades; e16454 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Movies | History | Textbooks | Basic Education | Filmes | História | Livro didático | Educação básica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion