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The possibilities of the aesthetic look of affect: the complex look project||As possibilidades do olhar estético do afeto: o projeto olhar complexo
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Metadados
Descrição
This article presents the Complex Look project, created and directed by Photographer Bruno Itan, as a possibility of the aesthetic look of affect, a technique developed during the doctoral course in Law at the Federal University of Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ), which sought to offer an alternative to face violence in Rio de Janeiro, based on the hypothesis that this violence reflects a circular dynamic of communication, being possible to change it through the perceptual experience. It is the possibility of transforming the communicative pattern in a city whose projection of labeled images establishes a permanent flow of manifestations of violence between two territories, between slum and asphalt. A technique that aims not only to make visible the forms of this violence, but to change the perception of what is communicated as violence, having as methodological reference the Phenomenology of Perception, by Maurice Merleau-Ponty. The photographic experience can be the medium of this technique that “makes you see” and “makes you act on”, allowing the reterritorialization of the city and its relations. ||O olhar estético do afeto foi desenvolvido durante o curso de doutorado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD UFRJ), buscando oferecer uma alternativa no enfrentamento da violência no Rio de Janeiro a partir da hipótese que esta violência é a projeção de uma dinâmica circular de comunicação, sendo possível alterá-la através da estética. É a possibilidade de transformar o ver em olhar a partir da experiência perceptiva em uma cidade cuja projeção de imagens rotuladas instauram um fluxo permanente de manifestações de violência entre dois territórios, entre morro e asfalto. Uma técnica que pretende não só fazer visível as formas dessa violência, mas transformar a percepção sobre aquilo que é comunicado como violência. É o afeto que faz possível desfocar-me para focar no outro através do olhar do outro, tal como Maurice Merleau-Ponty apontou em sua Fenomenologia da Percepção, adotada como metodologia de pesquisa. A Fotografia pode ser o medium desta técnica que “faz ver” e “faz agir sobre”, tendo o afeto como lente. A partir da pesquisa empírica junto ao Projeto Olhar Complexo, criado e dirigido pelo Fotógrafo Bruno Itan, sediado no Complexo do Alemão, o curso de Fotografia materializou-se como possibilidade de um olhar estético do afeto, um meio para reterreritorializar a cidade através do afeto e construir outro real, outra imagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Torraca, Lia Beatriz Teixeira
Data
28 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16666 | 10.5585/eccos.n53.16666
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 53: Dossiê Educação, Estética e Sensibilidades; e16666 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Communication | Education | Aesthetics | Photography | Violence. | Comunicação | Educação | Estética | Fotografia | Violência.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion