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Challenges of popular education in contexts of privacy of freedom||Desafios da educação popular em contextos de privação de liberdade
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Metadados
Descrição
: Is it possible for education, in contexts of deprivation of freedom, to become a dialogical education, a practice of freedom? This question provokes reflections about the possibilities of analyzing education in contexts of deprivation of freedom under the main ideas developed by Paulo Freire, in his work Pedagogy of the oppressed. From an analysis of this book, we propose a debate on the education implemented for young people and adults in situations of restriction and deprivation of freedom. Through a dialogue with some academic texts in the areas of Education and Social Sciences on the prison system, we aim for a reflection on the possible readings of Pedagogy of the oppressed for the education in contexts of deprivation of freedom. The findings of our study emphasize the relevance of these concepts for the analysis of a popular education in contexts of deprivation of freedom. Its main aim is to rescue the (apparently obvious) affirmation of the humanity that, when reduced in prison, affects society as a whole, since prison is an institution which is not isolated from the world but part of society. ||É possível a educação, em contextos de privação de liberdade, constituir-se como educação dialógica, como prática de liberdade? Este questionamento provoca reflexões sobre as possibilidades de análise da educação em contextos de privação de liberdade à luz dos principais aspectos desenvolvidos por Paulo Freire, na obra Pedagogia do oprimido. A partir da análise da obra, propomos o debate sobre a educação implementada para jovens e adultos em situação de privação de liberdade, com o objetivo de problematizar as possibilidades de reflexão sobre a educação em contextos de privação de liberdade à luz de conceitos e categorias desenvolvidos por Paulo Freire. Para refletir sobre as possibilidades de leitura da Pedagogia do oprimido e os desafios da educação popular em contextos de privação de liberdade, dialogamos com alguns estudos das ciências sociais, principalmente com os que refletem sobre o sistema prisional na sociedade contemporânea. Dentre os achados no estudo, o principal, nos parece, é resgatar a afirmação aparentemente óbvia da humanidade que, quando reduzida na prisão, afeta toda a sociedade, uma vez que o cárcere não é uma instituição isolada do mundo; ela faz parte da sociedade.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Godinho, Ana Claudia Ferreira | Julião, Elionaldo Fernandes | Onofre, Elenice Cammarosano
Data
2 de julho de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17100 | 10.5585/eccos.n52.17100
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 52: Dossiê Paulo Freire e a Onda Neoconservadora; e17100 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Education | Oppressed | Pedagogy | Popular | Prison. | Educação | Oprimido Pedagogia | Popular Prisão
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion