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Differentiated school education, training of indigenous teachers and curriculum||Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo
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Metadados
Descrição
This article is a bibliographic approach that main understand the historical processes that allowed to the Indians, the access to school education and training for the Indian educator. The objective was to analyze differentiated school education, teacher training and curriculum. Differentiated school education in Brazil has been a theme that researchers from different areas of knowledge have been working on, in order to understand it, looking for a pedagogical model that meets the specificities of indigenous groups. With this, the training of indigenous teachers is guided as a possibility to manage a school education that meets the interests of the original people, as well as a curricular proposal aimed at pedagogical, cultural and political interests, in order to vitalize and revitalize the indigenous identity. The debates around the theoretical references consulted as Ghedin (2007), Grupioni (2000), Peréz Ruiz (2011), Urquiza (2017), and others, made it possible to know the main challenges of the reality of indigenous school education. In this sense, it is the intention to do a reflection on the effectiveness of intercultural education, and as it is necessary to continue training, consolidation and strengthening the identity of the traditional people for the construction of the specific and intercultural curriculum. ||O presente artigo, é uma abordagem bibliográfica na qual compreende os processos históricos que permitiram aos índios, o acesso à educação escolar e a formação para o educador índio. Para tal, se objetivou a análise acerca da educação escolar diferenciada, formação de professores e currículo. A educação escolar diferenciada no Brasil, tem sido tema sobre o qual pesquisadores de diversas áreas do conhecimento tem se debruçado, com o intuito de entendê-la, de modo a vislumbrar um modelo pedagógico que atenda as especificidades dos grupos indígenas. E a formação de professores indígenas, para as possibilidades de se gerenciar uma educação escolar que atenda aos interesses dos povos originários, assim, como uma proposta curricular voltada aos interesses pedagógicos, culturais e políticos, a fim de vitalizar e revitalizar a identidade indígena. Os debates em torno dos referenciais teóricos consultados como Ghedin (2007), Grupioni (2000), Peréz Ruiz (2011), Urquiza (2017) entre outros, possibilitaram conhecer os principais desafios da realidade da educação escolar indígena. Neste sentido, pretende-se provocar uma reflexão sobre a efetivação do ensino intercultural, e como se faz necessário formações continuadas, consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional para a construção do currículo específico e intercultural.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Monteiro, Alcioni da Silva | Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
Data
30 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17338 | 10.5585/eccos.n54.17338
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 EccoS – Revista Científica | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 54: Dossiê Decolonialidade e geopolítica do conhecimento; e17338 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Differentiated school education | Training of indigenous teachers | Curriculum. | Educação Escolar Diferenciada | Formação de professores indígenas | Currículo.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de convidado