-
A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso||THE MEDIATION OF THE LOGICAL-MATHEMATICAL PROCESSES IN CHILDREN IN PRE-SCHOOL AGE: A CASE STUDY||LA MEDIACIÓN DE LOS PROCESOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EN NIÑOS EN EDAD PREESCOLAR: UN ESTUDIO DE CASO
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo estuda a caracterização da mediação para os processos de desenvolvimento do pensamento matemático em crianças de uma pré-escola pública venezuelana, sendo a metodologia de pesquisa descritiva de campo, na qual a observação participante e o diálogo gravado por vídeo foram utilizados. - gravações e revistas de ensino. Os dados coletados pertencem a 5 crianças de 5 e 6 anos de idade com seus 2 professores, as quais foram analisadas com referência a Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas e profissionais do ensino de matemática para crianças. É revelado que a mediação permitiu apreciar o pensamento matemático subscrito pelas crianças associado às etapas de classificação e seriação; É necessário realizar investigações mais longas para favorecer o conhecimento do pensamento das crianças.
||En este trabajo se pretende caracterizar la mediación para los procesos del desarrollo del pensamiento matemático de niños de un preescolar público venezolano. La metodología de investigación fue de campo-descriptiva, en la cual se utilizó la observación participante y el diálogo registrado mediante video-grabaciones y diarios docentes. La data recolectada pertenece a 5 niños de 5 y 6 años de edad con sus 2 docentes, la cual fue analizada con referencia a postulados de Jean Piaget, Lev Vigotsky, Paulo Freire, Jürgen Habermas y profesionales de la educación matemática infantil. Se revela que la mediación permitió apreciar el pensamiento matemático suscrito por los niños asociados a estadios de clasificación y seriación; observándose necesario realizar investigaciones de mayor duración a fin de favorecer el conocimiento del pensamiento infantil.||This paper studies the characterization of the mediation for the processes of the development of mathematical thinking in children of a Venezuelan public preschool. The research methodology was field-descriptive, in which participant observation and dialogue recorded by video was used. - recordings and teaching journals. The data collected belongs to 5 children of 5 and 6 years of age with their 2 teachers, which was analyzed with reference to Piaget, Vygotsky, Freire, Habermas and professionals of mathematics education for children. It is revealed that the mediation allowed to appreciate the mathematical thought subscribed by the children associated to the classification and seriation stages; It is necessary to carry out longer investigations in order to favor the knowledge of children's thinking.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
VILLEGAS, MARIA MARGARITA | GONZÁLEZ, Fredy Enrique
Data
1 de abril de 2020
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5325 | 10.22481/praxisedu.v16i39.5325
Idioma
Editor
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Práxis Educacional
Fonte
Práxis Educacional; v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496 | Práxis Educacional; Vol. 16 Núm. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496 | Práxis Educacional; Vol. 16 No. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun); 473-496 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Processos lógico-matemáticos | classificação | seriação | mediação | Educação pré-escolar | Procesos lógico-matemáticos | Clasificación | Seriación | Mediación | Educación preescolar | Logic-mathematical processes | Classification | Seriation | Mediation | Preschool education
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares