-
Theoretical approaches to Physical School Education: Limits to the proposition of a comprehensive (omnilateral) education||Enfoques teóricos de la educación física escolar: Límites a la propuesta de una formación humana omnilateral||Abordagens teóricas da Educação Física escolar: Limites para a proposição de uma formação humana omnilateral
- Voltar
Metadados
Descrição
The present study falls within the field of Critical Theories of Education and develops as a reflection in the light of Marxian Social Philosophy. It brings to the debate the theme of the Omnilateral Human Formation, articulated to the theoretical propositions of Physical School Education and aims to analyze the Critical-Overcoming theoretical approach, which guides the theoretical-methodological work for the teaching of Physical School Education, with the intention of to propose deepening ones that lead it like reference of a proposal of Omnilateral Human Formation. We start from the argumentative thread of Marxian Social Philosophy and defend the thesis that, in the theoretical field of Physical School Education, the best constructed proposition on the philosophical basis of Historical Materialism is the Critical-Overcoming approach, but that, according to the necessary self-criticism in the emancipation, we perceive the need for a re-signification, to contemplate a project of omnilateral scope.||El presente estudio se inserta en el campo de las Teorías Críticas de la Educación y se desarrolla como una reflexión a la luz de la Filosofía Social Marxiana. En el caso de la Educación Física Escolar, se propone el debate sobre el tema de la Formación Humana Omnilateral, articulado a las proposiciones teóricas de la Educación Física Escolar y tiene como objetivo analizar el abordaje teórico Crítico-Superadora, que orienta el trabajo teórico-metodológico para la enseñanza de la Educación Física escolar, con la intención de proponer profundidades que la conducen como referencia de una propuesta de Formación Humana Omnilateral. En el campo teórico de la Educación Física escolar, la proposición mejor construida en la base filosófica del Materialismo Histórico es el abordaje Crítico-Superadora, pero que, según la necesaria autocrítica en el proceso de transformación de la filosofía social de la Filosofía Social Marxiana ydefendemos la tesis de que, en el campo teórico de la Educación Física escolar, emancipación, percibimosla necesidad de una resignificación, para contemplar un proyecto de alcance omnilateral.||O presente estudo insere-se no campo das Teorias Críticas da Educação e desenvolve-se como uma reflexão à luz da Filosofia Social Marxiana. Traz para o debate o tema da formação humana omnilateral, articulado às proposições teóricas da Educação Física escolar e tem como objetivo analisar a abordagem teórica Crítico-Superadora, que orienta o trabalho teórico-metodológico para o ensino da Educação Física escolar, com a intenção de propor aprofundamentos que a conduzam como referência de uma proposta de formação humana omnilateral. Partimos do fio argumentativo da Filosofia Social marxiana e defendemos a tese de que, no campo teórico da Educação Física escolar, a proposição melhor construída na base filosófica do materialismo histórico é a abordagem Crítico-Superadora. No entanto, conforme a necessária autocrítica no processo de emancipação, percebemos a necessidade de uma ressignificação, a fim de que ela esteja mais perfeitamente adequada a um projeto formativo de alcance omnilateral.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Duarte, Zuleyka da Silva | Oliveira, Avelino da Rosa
Data
1 de setembro de 2020
Formato
Identificador
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/35970 | 10.15448/1981-2582.2020.2.35970
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Educação | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
Fonte
Educação; Vol. 43 No. 2 (2020); e35970 | Educação; Vol. 43 Núm. 2 (2020); e35970 | Educação; v. 43 n. 2 (2020); e35970 | 1981-2582 | 0101-465X | 10.15448/1981-2582.2020.2
Assuntos
school physical education | critical-overcoming approach | omnilateral human formation | Educação Física escolar | abordagem Crítico-Superadora | formação humana omnilateral | educación física escolar | enfoque crítico-superadora | formación humana omnilateral
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion