-
Saberes Docentes relacionados às Tecnologias na formação de professores de Música
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents the results of a Master's Degree research, which aimed at understanding how knowledge related to digital information and communication technologies (DICT) is constructed by professors of undergraduate degree in music at the University of Pernambuco (UFPE). Three professors, nominated by the students, took part in the research. The data underwent a qualitative analysis. We concluded that the faculty knowledge related to DICT, in the presented context, is constructed by Digital-Immigrant-Professors, who provide an instrumentalist view and practice of technology without, however, failing to recognize the importance of those in the process of initial teacher training in music. The knowledge built, in most cases, can be considered experiential and is the result of initial teacher training, as well as the demands of the students - which is formed by Digital Natives - and documentation that grounds their practices.
KEYWORDS
Music teacher training, DICT, knowledge base.
||Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi compreender como os saberes relacionados às tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) são construídos pelos professores da licenciatura em música. Os participantes da pesquisa foram três docentes indicados pelos estudantes. Os dados analisados qualitativamente indicaram que os saberes docentes relacionados às TDIC são construídos por professores Imigrantes Digitais, propiciando uma visão e prática instrumentalistas da tecnologia, que reconhecem sua importância no processo de formação inicial docente em música. Os saberes construídos, em sua maioria, podem ser considerados experienciais e resultam da formação inicial dos docentes, das demandas do corpo discente, constituído por Nativos Digitais, e da documentação que fundamenta suas práticas.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
da Fonseca Barros, Matheus Henrique | Galdino de Almeida, Cristiane Maria
Data
17 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/46999 | 10.14393/OUV24-v15n1a2019-2
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 ouvirOUver
Fonte
ouvirOUver; v. 15 n. 1 (2019); 30-43 | 1983-1005 | 1809-290X
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion