Descrição
O propósito do texto é analisar o processo histórico e político-econômicogerador de uma multiplicidade de comunidades de aprendizagem presentes em Moçambique, na forma de instituições não formaisde educação e ensinocom adultos. Temos nos debruçado na temática da educação de adultos para estreitarmos, política e economicamente, as discussões acerca das organizações associadas ao país nodesenvolvimento de programas e projetos em diversas áreas. Recorremosaalguns documentos base como o Relatório do Banco Mundial publicado em 2017, sobre a atualização demográfica e econômica do país, além de diversos estudos que versam sobre o desenvolvimento econômico e populacional, ao índices estatísticos que mostram um panorama do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em comparação aoutros países e, a correlação entre a desigualdade de renda e as expectativas de vida. Por fim, temos as comunidades de aprendizagem que apoiam inúmeras iniciativas de trabalho em diversos campos que, reunidos, tendem a possibilitar maior qualidade no direito a ter direitoà educação, àconscientização da formação política e cidadã, capaz de contribuir para areduçãoda desigualdade e para aerradicação da pobreza absoluta.