Descrição
Este artigo possui o escopo de aviar uma análise de Fazenda Modelo(1974), de Chico Buarque, a partir da dicotomia teórica, cuja terminologia provém originalmente de Umberto Eco, cultura de entretenimento e cultura de proposta, ensejando demonstrar as transgressões formais e conteudísticas presentes na obra literária supracitada. A fim de alcançar os referidos objetivos, o artigo forasegmentado em duas partes distintas representadaspor dois tópicos: num primeiro momento, optou-se por aduzir formalmente Fazenda Modeloao leitor, a fim de familiarizá-lo ao enredo da novela e contextualizá-lo acerca das conjunturas que incitaram a elaboraçãoea publicação da obra em questão e levaramChico Buarque a debutar na seara da literatura. No segundo tópico, a novela buarquiana é analisada segundo os preceitos teóricos apresentados, num movimento reflexivo e analítico que se propõe a demonstrar as variadas transgressões e subversões formais e conteudísticas presentes na tessitura textual de Fazenda Modelo. Recorre-se, para lograr os objetivos citados, a teóricos como Roland Barthes (2013), José Paulo Paes (1990), Regina Zappa (2011), Regina Zilberman (2004), Massaud Moisés (1995) e Leyla Perrone-Moisés (2016).