Descrição
O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolverem suas práticas pedagógicas no interior de um Centro municipal de educação InfantildeParanaguá.O artigo aborda inicialmente a concepção de gestão, discute a gestão de uma educação pública para a infância e apresenta a análise das entrevistas realizadas com cinco educadoras infantis da Rede Municipal de Paranaguá. A pesquisa é de cunhoqualitativo, portanto,os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada. Após entender os princípios de uma educação para infância no contexto da Gestão Democrática, as entrevistas foram analisadas e a partir delas foi possível compreender que,embora as educadoras conheçam alguns princípios dessa forma de gestão e até os utilizem em suas práticas, a maioria delas não o fazem de forma reflexiva, portanto, não articulam a intencionalidade de uma educação democrática e transformadora com o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.