Descrição
Resumo
O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado que buscou compreender os sentidos sobre suas trajetórias construídos por egressos do Programa Jovem Aprendiz. Ancorada na psicologia histórico-cultural, a pesquisa fez uso do método da história oral para conhecer as histórias laborais de jovens egressos do referido programa. Foram entrevistados quatro jovens com idades entre 16 e 25 anos. A fotografia como memória e uma produção textual sobre projetos de futuro também foram usadas como procedimentos auxiliares para levantamento de informações. O processo de análise se deu a partir do referencial dos núcleos de significação e abarcaram questões como: Trajetória Laboral e Educacional, Experiências como Jovem Aprendiz, Ser Egresso e Projetos. Estes núcleos evidenciam a necessidade de pensar ações relacionadas à qualificação, inserção e permanência dos jovens no campo laboral e expressam a multiplicidade e pluralidade das vivências da condição juvenil, educação e trabalho.
Palavras-chaves: Jovens, Educação, Trabalho