-
Mediator processes in the formation of the reader: a historical-cultural analysis||Processos mediadores na formação do leitor: uma análise histórico-cultural
- Voltar
Metadados
Descrição
This article presents the report of a psychological research that sought to identify in the mediations present in the history of an individual, from childhood to adolescence, characteristics of his formation process as a reader. The study consisted of an interview of an adolescent, using, as methodological procedures, the Oral History associated with the Interpretation by Core of Meaning, thus composing a field of analysis between the story of the interviewee in counterpoint and as a complement to the scientific productions which talk about reading and its modes of subjectivation, according to the Historical-Cultural theory. The results showed that the category activity was able to explain the intermediation between the written language, representative of the human-generic heritage, and its consolidation in the singular human formation of a reader. The study reiterates the role of school education, especially in the areas of early childhood and elementary education, in the configuration of these mediating processes.||Este artigo apresenta o relato de uma pesquisa em psicologia que buscou identificar nas mediações presentes na história de um sujeito, da infância à adolescência, características do seu processo de formação como leitor. O estudo consistiu na entrevista de uma adolescente utilizando, como procedimentos metodológicos, a História Oral associada à interpretação por Núcleos de Significação, compondo, assim, um campo de análise entre a história da entrevistada em contraponto e complemento às produções científicas que discorrem sobre a leitura e sobre seus modos de subjetivação, segundo a teoria Histórico-Cultural. Os resultados evidenciaram que a categoria atividade foi capaz de explicar a mediação interposta entre a linguagem escrita, representativa do patrimônio humano-genérico, e sua consolidação na formação humana singular de um sujeito leitor. O estudo reitera a função da educação escolar, notadamente nos espaços da educação infantil e do ensino fundamental, na configuração desses processos mediadores.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Gibim, Gabriela de Sousa | Gomes, Cláudia Aparecida Valderramas
Data
2 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/12555 | 10.35699/1676-1669.2019.12555
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Fonte
Memorandum: Memory and History in Psychology ; Vol. 36 (2019); 1-21 | Memorandum: Memória e História em Psicologia; v. 36 (2019); 1-21 | 1676-1669
Assuntos
psicologia soviética | desenvolvimento psicossocial | leitura | Soviet Psychology | psychosocial development | reading
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion