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PARÂMETROS PARA UMA EDUCAÇÃO ESTÉTICA DO GOSTO
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Metadados
Descrição
Esse texto apresenta algumas análises resultantes da pesquisa de doutoramento finalizada em 2016, que buscou identificar, na confluência dos campos educativo e artístico e tendo os documentos curriculares de arte como objeto de estudos, como a afirmação estética do gosto se estabelece no contexto da educação formal e não formal. No recorte aqui apresentado, tomando como fontes os documentos curriculares (nacionais e locais) de Arte: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, séries iniciais (1ª a 4ª séries) e séries finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental, publicados respectivamente, em 1997 e 1998; e o Referencial Curricular da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), publicado em 2007 pela Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul; e o Referencial Curricular do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), publicado em 2008 pela Secretaria Municipal de Educação, de Campo Grande; buscamos detectar como a ordenação do conhecimento artístico/estético atua na configuração do gosto educado. Tal formulação nos possibilita perceber os documentos curriculares, que materializam esse conhecimento, como mecanismos legitimados e legitimadores na/para elaboração de significados/sentidos do gosto.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Maldonado, Rafael Duailibi
Data
22 de agosto de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; Vol. 25 Núm. 49 (2019): O CAMPO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA FRANCESA | InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; v. 25 n. 49 (2019): O CAMPO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA FRANCESA | 2674-9947 | 1413-0963
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion