-
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: o(s) uso(s) dos documentos de arquivos em sala de aula
- Voltar
Metadados
Descrição
Este texto objetiva demonstrar a práxis no desenvolvimento de uma sequência didática (SD) de história em uma sala de aula de 3º ano do Ensino Fundamental I constituída por 32 alunos em um Centro Municipal de Educação Integral (CMEI) no município de Ribeirão Preto-SP, cujos materiais de referência foram os documentos de Arquivos. De natureza qualitativa, a pesquisa- -ação teve como eixo articulador o ensino da história local referendada nas matrizes curriculares municipais e nos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN) de História para os Anos iniciais. A perspectiva de utilização desses documentos decorre da participação da autora dessa assertiva em um curso sobre o uso de documentos do Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) realizado nessa mesma instituição, fato que viabilizou a autora o acesso ao acervo permanente digitalizado do Arquivo. É neste contexto que se objetivou a ressignificação do ensino de história a partir dessas fontes documentais, cuja abordagem analítica declinou-se para a problematização acerca da construção das ferrovias no Oeste Paulista - espaço que circunscreve o município referido, emperspectiva histórico-material, portanto social e cultural. Após localização de vários documentos sobre as ferrovias do Oeste Paulista, procedeu-se a triagem para a constituição de um corpus documental específico do município. Com base nesses documentos, a história local trabalhou-se de forma interdisciplinar os conteúdos previstos para esta seriação, em que pese fundamentalmente, o processo de alfabetização e letramento. A SD teve um total de 12 encontros de 4h30 cada, envolvendo os alunos em todas as atividades, respeitando a curiosidade demonstrada por eles ao acessarem os documentos no Laboratório de Informática (LI) da escola e no tratamento analítico dado a estas fontes. O uso de documentos de Arquivo como possibilidade para o ensino de história mostrou-se como um suporte didático-pedagógico importante para o ensino de história. Todas as atividades desenvolvidas tiveram como referência teórica e metodológica a concepção ampliada de fonte e testemunho trazidos pela escola dos Annales. Suas contribuições sobre as fontes e seu tratamento tornaram possível esta proposição. A problemática implicada foi pensar de que maneira a SD e a análise documental poderiam promover conhecimento sobre a história local?
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Porfírio, Luciana Cristina
Data
25 de novembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS
Fonte
InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; Vol. 25 Núm. 49.1 (2019): ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI | InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; v. 25 n. 49.1 (2019): ENSINO DE HISTÓRIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS, VIVÊNCIAS E DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI | 2674-9947 | 1413-0963
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion