-
RECONHECENDO DIFERENÇAS: contribuições da Psicologia Escolar para a Educação Inclusiva
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo retrata a experiência do projeto integral “Educação Inclusiva: reconhecer as diferenças para prevenir a discriminação e a violência na escola”, desenvolvido no IFAM Campus Parintins, que abordou a inclusão no contexto escolar a partir da perspectiva crítica da Psicologia Histórico-Cultural proposta por Vygotsky. Consistiu num projeto na área de Psicologia Escolar vinculado a Assistência Estudantil do Campus, realizado com alunos dos cursos de nível técnico integrado e subsequente, entre os meses de julho a novembro de 2015, cuja participação registrada foi de duzentos e noventa e dois alunos. Teve como objetivo promover formação sobre a educação inclusiva aos discentes do IFAM Campus Parintins no sentido de valorizar o reconhecimento das diferenças e prevenir ações discriminatórias e violentas a estudantes com deficiência. As atividades realizadas foram quatro palestras, duas sessões inclusivas (filme e documentário) eelaboração e distribuição de uma cartilha informativa. Pôde-se constatar que o projeto contribuiu para a formação cidadã de adolescentes e jovens ao oportunizar a construção de saberes e a transformação da prática educativa. Desse modo, concluiu-se que agregar modos diferentes de pensar e agir no mundo e desenvolver um olhar amplo sobre a educação pode dirimir a discriminação e a violência no ambiente escolar.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigues, Raianne de Souza
Data
9 de dezembro de 2019
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS
Fonte
InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; Vol. 25 Núm. 50.1 (2019): CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; v. 25 n. 50.1 (2019): CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE HISTÓRICO, POLÍTICO E EDUCATIVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | 2674-9947 | 1413-0963
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion