Este artigo decorre de reflexões realizadas por educadores de diferentes instituições educativas sobre a possibilidade da alegria e da amorosidade fundamentarem estratégias de re sistência democráticas para a educação. Esse estudo se baseia em depoimentos de professores da educação básica colhidos por meio de uma pesquisa qualitativa realizada entre 2017 e 2018. Os excertos utilizados nessa reflexão se destacam por indicarem momentos de “amorosidade e alegria” em sala de aula. Refletir sobre essa questão conduziu-nos ao pensamento de que para educar é necessário desenvolver condições para a construção de um espaço aberto à criatividade e à renovação.
InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; Vol. 25 Núm. 49 (2019): O CAMPO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA FRANCESA | InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS; v. 25 n. 49 (2019): O CAMPO DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA FRANCESA | 2674-9947 | 1413-0963