Descrição
O texto apresenta a teoria da técnica nas obras de Walter Benjamin e de Vilém Flusser com destaque para a noção benjaminiana de Spielraum (campo de ação lúdico) e para a tese flusseriana que associa as novas imagens técnicas e seu universo ao triunfo do homo ludens sobre o funcionário burocrata que tende a dominar os aparelhos e operá-los como instrumentos do fascismo. Benjamin defende uma teoria da arte como uma teoria da “segunda técnica” que permite a conquista de uma nova relação com a natureza, onde não impera mais a dominação, mas, antes, a “dominação da relação entre natureza e humanidade”. Ambos autores sonham com as naturezas externa e a interna ao ser humano liberadas e capazes de desdobrar a sua potência a partir de uma arte-técnica emancipadora.||The text presents the theory of technique in the works of Walter Benjamin and Vilém Flusser with emphasis on the Benjaminian notion of Spielraum (play field) and on the Flusserian thesis that associates the new technical images and their universe with the triumph of the homo ludens over the bureaucrat worker, who tends to control the apparatus as means of fascism. Benjamin defends a theory of art as a theory of the "second technique" that allows the achievement of a new relationship with nature, where domination no longer prevails, but rather the "domination of the relation between nature and humanity." Both authors dream of the external and internal natures to human beings released, and able to unfold their power from an emancipatory art-technique.