-
Presumption, Poetry, Deviation: : The Art Concept in the Flusserian Thought||Soberba, poesia, desvio: : O conceito de arte no pensamento flusseriano
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper presents how the concept of art was approached ontologically in Vilém Flusser's early books, particularly in “Language and Reality” and “The History of the Devil”, to subsequently follow the political approach of some of his texts of the seventies and eighties. In his early philosophy, Flusser's allegory of the web and the language globe diagram both show that artistic (or poetic) activity creates language, which is the totality of civilization, culture, mind, nature, in short, of reality. In later texts, specially those that concern the notion of post-history, art appears as a way of emancipation from the technocratic discourse – in which the human being is established as an operator, a piece within the apparatus – and as redemption of knowledge and practices of strictly technical, commercial and programmed use. Continuities and differences between these perspectives point to the urgency of thinking about art, at the present time, as a reconstruction of politics.||Este artigo apresenta o modo como o conceito de arte foi trabalhado ontologicamente nos primeiros livros de Vilém Flusser, particularmente em Língua e Realidade e A História do Diabo, para, em seguida, apresentar como foi trabalhado politicamente em alguns textos das décadas de setenta e oitenta. Na fase inicial de seu pensamento, a alegoria flusseriana da teia e o diagrama do globo da língua mostram que a atividade artística (ou poética) cria língua, a qual constitui a totalidade da civilização, da cultura, da mente, da natureza, enfim, da realidade. Em textos posteriores, sobretudo os que são articulados em torno da noção de pós-história, a arte aparece como modo de emancipação em relação ao discurso tecnocrático – no qual o ser humano é estabelecido como funcionário, peça no interior de aparelho – e resgate de conhecimentos e práticas de um uso estritamente técnico, comercial e programado. As continuidades e diferenças entre essas perspectivas apontam para a urgência de se pensar a arte, atualmente, como reconstrução da política.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pazetto, Debora
Data
3 de outubro de 2019
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Artefilosofia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 86-99 | Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 86-99 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
Politics | Post-history | Art | Language | Apparatus. | política | pós-história | arte | língua | aparelho
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion