-
Autonomia e engajamento na arte (e na Ciência):: O conceito de técnica em Walter Benjamin||Autonomy and engagement in art (and science): : the concept of technique in Walter Benjamin
- Voltar
Metadados
Descrição
O artigo se destina a contribuir com o debate a propósito da relação da arte com as suas possibilidades de autonomia e de engajamento, com base no conceito de técnica, tal como formulado por Walter Benjamin em seus ensaios da década de 1930. O principal texto a ser convocado, nesse sentido, é “O autor como produtor”, onde o filósofo formula uma exigência de se pensar a questão a partir da função que os escritores podem exercer na política, considerando a posição que ocupam em uma espécie de modo de produção literário. A partir dessa exigência de Benjamin – de se pensar, portanto, relações literárias de produção – o presente artigo procura estender suas conclusões para o campo da ciência em forma de hipótese. Em outras palavras, aquilo que Benjamin conclui a propósito da técnica artística (isto é, a não oposição entre autonomia e engajamento na lei de seu desenvolvimento) é não apenas objeto de investigação deste artigo, como ponto de partida para a elaboração de hipóteses para a relação da ciência com a sua possibilidade (ou necessidade) de autonomia e/ou de engajamento.||The article aims to contribute to the debate regarding the relation between art and its possibilities of autonomy and engagement, based on the concept of technique as formulated by Walter Benjamin in his essays from the decade of 1930. The main text to be convened, in that sense, is “The Author as Producer”, in which the philosopher formulates a demand of reflecting on this matter based on the function writers can exercise in politics, considering the position they occupy in a sort of literary mode of production. From Benjamin’s demand – of thinking, therefore, about literary relations of production – this article seeks to extend its conclusions to the field of science in the form of a hypothesis. In other words, that which Benjamin concludes in respect to artistic technique (that is, the non-oposition between autonomy and engagement in its development law) is not only the object of this article’s investigation, but a starting point for the elaboration of hypotheses on the relation between science and its possibility (or necessity) of autonomy and/or engagement.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Zacca, Rafael
Data
3 de outubro de 2019
Formato
Identificador
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Artefilosofia | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
Fonte
Artefilosofia; v. 14 n. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134 | Artefilosofia; Vol. 14 No. 26 (2019): Dossiê: Vilém Flusser e Walter Benjamin; 122-134 | 2526-7892 | 1809-8274
Assuntos
Technique | Engagement | Walter Benjamin | Art | Science. | Técnica | Engajamento | Walter Benjamin | Arte | Ciência.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion