-
THE AFRICAN PHILOSOPHY AS A MULTIEPISTEMIC POSSIBILITY IN THE WHITE ACADEMY||A FILOSOFIA AFRICANA COMO CAMINHO MULTIEPISTEMOLÓGICO NA ACADEMIA BRANCA
- Voltar
Metadados
Descrição
This article analyses the African philosophy situation in the academy and the ways it is treated. Therefore, the intent of this study is to present the academic space in Brazil as an expression of the European thought, ethnically white, although the academic community is made of different ethnicities. After, we will introduce the consequences of the westernization in philosophy and their ramifications for the multiple ways of knowledge production that are silenced by the colonized minds. At last, we will approach the ways of resistance and theoretical dispute to implement the different standards of philosophical conceptions, invisible in the white academy. As result, this research points to different ways of emancipation and dissemination of other epistemologies, despite the silent epistemicide in University. Following, we conclude the necessary transformation of curriculum, so the university can be multiepistemic with different approaches in philosophy, beyond the white academy.
||Este artigo analisa a situação da filosofia africana nos meios acadêmicos e as formas como é tratada. Assim, o objetivo desse estudo é apresentar o espaço universitário brasileiro como expressão do pensamento europeu, etnicamente branco, embora sua comunidade acadêmica seja composta por diferentes etnias. Posteriormente, apresentaremos as consequências dessa ocidentalização na filosofia e seus desdobramentos para as diversas formas de produção de conhecimento que são silenciadas pelas mentes colonizadas. Por último, abordaremos as formas de resistência e disputas teóricas para efetivar as práticas de diferentes concepções filosóficas, que na academia branca são invizibilizadas. Como resultado, esta pesquisa aponta que apesar do epistemicídio silencioso na Universidade, existem diferentes maneiras de se inserir nos processos de emancipação e difusão de outras epistemologias. Nesse sentido, concluímos que é necessário transformar os Currículos para que a Universidade seja multiepistemológica, com diferentes abordagens filosóficas, para além da academia branca.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Valmir
Data
21 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/49148 | 10.7443/problemata.v10i2.49148
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Problemata: International Journal of Philosophy; Vol. 10 No. 2 (2019): FILOSOFIA AFRICANA: PERTENCIMENTO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – Edição Especial; 346-360 | Problemata - International Journal of Philosophy; Vol. 10 No 2 (2019): FILOSOFIA AFRICANA: PERTENCIMENTO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – Edição Especial; 346-360 | Problemata - Revista Internacional de Filosofia; v. 10 n. 2 (2019): FILOSOFIA AFRICANA: PERTENCIMENTO, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO – Edição Especial; 346-360 | 2236-8612 | 1516-9219 | 10.7443/problemata.v10i2
Assuntos
Epistemicide | White academy | African Philosophy | Multiepistemic University | Philosophical Bubble | Epistemicídio | Academia Branca | Filosofia Africana | Universidade Multiepistemológica | Bolha Filosófica
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de dossiê especial