-
THE SUPERVISED INTERNSHIP IN PHILOSOPHY AS A PHILOSOPHICAL EXERCISE||O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA COMO EXERCÍCIO DO FILOSOFAR
- Voltar
Metadados
Descrição
This text aims to highlight the relevance of the supervised internship in philosophy. For this, against an instrumentalist view of teaching, we start from the assumption that the teaching of philosophy requires an interconnection between theory and practice, in which teacher education requires an openness to philosophy, based on the experience of philosophizing as a problematizing activity. From this perspective, we understand that it is also up to the philosophy teacher to ‘put himself in the world’, in the understanding that the teaching of philosophy also requires a creative reflection of reality, as an intermediary between language and the world. Thus, we divided the present article into two parts: the first presents an analysis of the definition of stage as reflective practice and philosophical activity; the second links teacher education in the proposal of philosophy teaching as interdisciplinary and dialogical.||O presente texto tem como objetivo principal destacar a relevância do estágio supervisionado em Filosofia. Para isso, contra uma visão instrumentalista do ensino, partimos do pressuposto de que o ensino de filosofia exige uma interconexão entre teoria e prática, na qual a formação docente requer uma abertura para a filosofia, pautada na experiência do filosofar como atividade problematizante. Nessa perspectiva, entendemos que compete também ao professor de filosofia um ‘colocar-se no mundo’, na compreensão de que o ensino de filosofia exige também uma reflexão criativa da realidade, como um intermédio entre linguagem e mundo. Desse modo, dividimos o presente artigo em duas partes: a primeira, apresenta uma análise da definição de estágio como prática reflexiva e atividade filosófica; a segunda, interliga a formação docente na proposta de ensino de filosofia como interdisciplinar e dialógica.
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Alves de Lima Lopes, Adriana
Data
24 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/problemata/article/view/49658 | 10.7443/problemata.v10i5.49658
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Problemata: International Journal of Philosophy; Vol. 10 No. 5 (2019); 306-313 | Problemata - International Journal of Philosophy; Vol. 10 No 5 (2019); 306-313 | Problemata - Revista Internacional de Filosofia; v. 10 n. 5 (2019); 306-313 | 2236-8612 | 1516-9219 | 10.7443/problemata.v10i5
Assuntos
Internship | Philosophy | Teaching | Estágio | Filosofia | Ensino
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo de dossiê especial