-
De passivas a heroínas, de órfãs a cangaceiras eróticas: um breve debate teórico sobre as mulheres sertanejas na pornochanchada
- Voltar
Metadados
Descrição
The representations of cangaceirasin the national cinema is the center of this article. The objective of the work is from the feminist theory of cinema to problematize the female image as a passive object for the male subject's gaze. Such problematization and the contributions of the feminist theory of cinema will be used for the brief analysis of the film The Erotic Cangaceiras (1974), that in its narrative brought a counterposition to the hegemonic cinematographic model in relation to the definition of the masculine personages like the ideal ego of the spectator, the expression of virility and women as the regulators of tensions, the one that falls in love with the good guy and becomes the property of the same. The movie to be analyzed is a pornochanchada: The Erotic Cangaceiras. The playis considered a comedy and an adventure thriller, where the plot revolves around the daily life of a band of cangaceiros set with some elements of the Northeastern culture. The story takes place in the inhospitable environment of the hinterland in which agroup of women decide to enter Cangaço, motivated by revenge and not to become slaves of "businessmen or husband." These characters (the cangaceiras, the sertanejos (as)) are the object of analysis of the work. The brief theoretical discussion that will guide the film analysis started from the feminist movement's questioning of this model of cinema, which produced a dispute surrounding gender relations in cinematographic productions. The article will give a brief exposition of the historical context that these questions are highlighted, after May 1968, where skepticism in relation to totalizing theories has placed cinematographic production alongside issues that are aligned with sexual and reproductive rights, against racism and defense of free love.||As representações das cangaceiras no cinema nacional é o centro desse artigo. O objetivo do trabalho é a partir da teoria feminista do cinema problematizar a imagem feminina como objeto passivo para o olhar do sujeito masculino. Tal problematização e as contribuições da teoria feminista do cinema serão utilizados para a breve análise do filme As Cangaceiras Eróticas (1974), que na sua narrativa trouxe uma contraposição ao modelo hegemônico cinematográfico em relação a definição dos personagens masculinos como o ego ideal do espectador, a expressão da virilidade e das mulheres como as reguladoras das tensões, aquela que se apaixona pelo mocinho e torna-se propriedade do mesmo. O filme a ser analisado é uma pornochanchada: As Cangaceiras Eróticas. A obra é considerada uma comédia e um thriller de aventura, onde o enredo gira entorno do cotidiano de um bando de cangaceiros ambientados com alguns elementos da cultura nordestina. A história se passa no ambiente inóspito do sertão, no qual, um grupo de mulheres decidem entrar para o Cangaço motivadas por vingança e para não se tornarem escravas de “empresários ou de marido”. Estas personagens (a cangaceiras, os(as) sertanejos(as)) são o objeto de análise do trabalho. A breve discussão teórica que pautará a análise fílmica partiu dos questionamentos do movimento feminista a esse modelo de cinema, que produziu uma disputa entorno das relações de gênero nas produções cinematográficas. O artigo fará uma breve exposição do contexto histórico que tais questionamentos ganham destaque, pós maio de 1968, onde o ceticismo em relação as teorias totalizantes colocou a produção cinematográfica ao lado de questões alinhadas aos direitos sexuais e reprodutivos, de combate ao racismo e a defesa do amor livre.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lima, Caroline de Araújo
Data
15 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/46936 | 10.22478/ufpb.2317-6725.2019v24n41.46936
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Saeculum; Vol. 24 No. 41 (jul./dez.) (2019): Dossiê - Mulheres, gênero e sertanidades; 373-388 | Saeculum; Vol. 24 Núm. 41 (jul./dez.) (2019): Dossiê - Mulheres, gênero e sertanidades; 373-388 | Saeculum; Vol. 24 No 41 (jul./dez.) (2019): Dossiê - Mulheres, gênero e sertanidades; 373-388 | Saeculum; v. 24 n. 41 (jul./dez.) (2019): Dossiê - Mulheres, gênero e sertanidades; 373-388 | 2317-6725 | 0104-8929
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares