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O Eurocentrismo no ensino de espanhol para brasileiros: uma análise de portais educacionais
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Metadados
Descrição
O presente artigo visa propor uma reflexão acerca dos possíveis fatoresque contribuem para o predomínio da variante peninsular sobre asdemais variantes no processo de ensino e aprendizagem de espanhol,como língua estrangeira no Brasil. Suscitou-se algumas questõeslinguísticas e culturais que se acredita estarem atreladas ao ensino doespanhol para brasileiros, a fim de compreender as razões que motivamos alunos e professores a se identificarem com a variante peninsular emdetrimento das variantes sul-americanas. Esse estudo justifica-se emfunção do interesse de muitos alunos pela aprendizagem da línguaespanhola no Brasil, seja de forma presencial, seja de maneira virtualatravés de portais educacionais. Por essa razão, propomos a análise deportais para tentar entender as marcas indeléveis da variantepeninsular, presentes nas propostas de ensino e aprendizagem dalíngua espanhola. Partimos da ideia de que a aprendizagem deveatender aos interesses e necessidades dos alunos que buscam outroidioma para aplicar esses conhecimentos no dia a dia, nas suas tarefas,na busca por um diferencial no mercado de trabalho e, assim, fazer ouso dessa aprendizagem para o seu propósito primeiro, que é acomunicação. Desta forma, acredita-se que as informações contidasnesta análise servirão como objeto de reflexão para os profissionais quetrabalham com portais educacionais no ensino de espanhol parabrasileiros, cabendo a esses profissionais a tarefa de colaborar para adesconstrução de conceitos equivocados acerca da superioridade ounão de uma cultura sobre as demais, determinando o maior ou menorprestígio no ensino de um idioma.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Cristina Gautier Maria Xavier, Célia | Villela Marroni, Fabiane
Data
8 de março de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15135 | 10.15210/rle.v21i0.15135
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Célia Cristina Gautier Maria Xavier, Fabiane Villela Marroni
Fonte
Revista Linguagem & Ensino; v. 21 (2018): Festschrift em homenagem ao professor Hilário Bohn; 147-169 | 1983-2400 | 1415-1928 | 10.15210/rle.v21i0
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion