-
What kind of research? What kind of teaching?||Que pesquisa? Qual ensino?
- Voltar
Metadados
Descrição
This paper stems from a round table entitled “May research function as a foundation for language teaching?” in which the author took part during VI SENALE (2010) as well as from discussions in doctorate symposia with students from UCPEL and my colleagues Hilário Bohn and Vilson Leffa. It aims at discussing the possible relationships between research and language teaching, having the founding question of that round table as a guide. The paper discusses the link between research and language teaching considering “pure” and “applied” research and claim for a teaching attitude that can go beyond “pragmatism” and be scientifically sensible and, beyond “pure” or “applied” research, be scientifically rigorous but socially sensible, emphasizing the social responsibility of both researchers and language teachers.||Este ensaio, que nasceu da mesa-redonda “A pesquisa serve de fundamento para o ensino de língua(s)?”, de que o autor participou no VI SENALE (2010), bem como de discussões nos simpósios de doutorado com alunos da UCPEL e com os professores Hilário Bohn e Vilson Leffa, se propõe a apresentar questionamentos acerca das possíveis relações entre pesquisa e ensino de língua(s) a partir da questão fundadora da referida mesa-redonda. Para isso, discute relações entre pesquisa e ensino de língua(s) a partir de questões como “pesquisa pura” e “pesquisa aplicada”, defendendo, para além de um “ensino pragmático”, um ensino cientificamente sensível e, para além da pesquisa “pura” ou “aplicada”, uma pesquisa cientificamente rigorosa, mas socialmente sensível, com ênfase na questão da responsabilidade social do pesquisador e do professor de línguas/linguagens.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ubirajara Sobral, Adail
Data
13 de março de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/15447 | 10.15210/rle.v16i1.15447
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Adail Ubirajara Sobral
Fonte
Revista Linguagem & Ensino; v. 16 n. 1 (2013): Revista Linguagem & Ensino; 237-260 | 1983-2400 | 1415-1928 | 10.15210/rle.v16i1
Assuntos
Language research | language teaching | teaching | research | Pesquisa de línguas | ensino de línguas | ensino | pesquisa
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Avaliado pelos pares