-
Masking – a mirroring of forces||Mascaramento – Um espelhamento de forças
- Voltar
Metadados
Descrição
This present paper aims to address the notion of masking based on the idea of mirroring of forces, a concept developed by the Portuguese philosopher José Gil. Considering that masks are associated with the philosophical concept of becoming, masked actors supposedly stop being to become transition. When placed on the face, the effect of the mask on the body implies several gestural compositions. The geometry depicted by the mask can draw landscapes on the space through the body and the dynamics of the actors while interacting in their creative process. [...] These are the arranging principles which forces of composition act in the spheres of perception that seem to escape their scope of identification meanwhile providing potential vectors of significance. The receiving and the affective exchange that take place in this process of spreading forms, sensations, and vibrations, can make this theatrical experience boundless and unique.||O presente texto aborda a noção de mascaramento apoiando-se na ideia de espelhamento de forças, conceito elaborado pelo filósofo português José Gil. Ao partir da ideia de que a máscara é um devir, entende-se que ao vestir a máscara, o ator deixa de ser, para estar em passagem. Quando colocada sobre o rosto, sua influência no corpo pressupõe uma série de composições gestuais. A geometria apontada pelo objeto-máscara desenha paisagens no espaço por meio do corpo e do jogo que o ator estabelece com outros atores durante o processo criativo. [...] São esses princípios organizadores, suas forças de composição que atuam em esferas da percepção que parecem escapar do seu âmbito de reconhecimento na mesma medida em que lhes oferecem possíveis vetores de significação. A recepção e troca afetiva que se dá nesse processo de propagar formas, sensações e vibrações, é que pode tornar essa experiência cênica autônoma e singular.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Lopes, Melissa dos Santos
Data
16 de junho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/17417 | 10.36025/arj.v6i1.17417
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Melissa dos Santos Lopes (Autor)
Fonte
Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; Vol. 6 No. 1 (2019): Multidisciplinary Perspectives in the Field of Art | Dossier: ABRACE 20 Years: Celebrating Diversity | Dossier: XXVIII National Congress of the Art/Educators Federation of Brazil | ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes; v. 6 n. 1 (2019): Perspectivas multidisciplinares no campo da arte | Dossiê: ABRACE 20 Anos: Celebrando a Diversidade | Dossiê: XXVIII Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil | 2357-9978 | 10.36025/arj.v6i1
Assuntos
becoming | mirroring of forces | mask | creation process | devir | espelhamento de forças | márcara | processo de criação
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion