-
Through the threads of memory: childhood and ancestry in Ponciá Vicêncio||Pelos fios da memória: infância e ancestralidade em “Ponciá Vicêncio”
- Voltar
Metadados
Descrição
Conceição Evaristo, a writer from the State of Minas Gerais, brings as her mark the literary production born out of the life experience of the black person in Brazilian society, which shakes hegemonic literary structures and patterns. It is discussed in this article the thematic of childhood in the work of Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio, which can also be read as a breaking of standards by offering prominence to the child. As we will see, in this novel, the childhood of the characters transits historically between past and present, describing the different forms of learning, the games and frolics, fantasies, violence and oppression, in consonance with the identity inheritance of the characters, that, once adults, rethink the child’s look and feelings. In a society that prioritizes the point of view of the experienced adult, the small black child acquires centrality and is able to narrate the own paths, from their social, racial status and also their gender. As will be seen, a social critique of the slave-making past permeates the whole book. The novel is constituted from a sinuous structure, since its reading depends on the memories of the main character, who enters in several labyrinths until finding an exit to its suffering and prostration before the situation of social and racial inequality experienced by her and by her family. In this sense, Evaristo presents us the possibility of thinking infancy in a plural way, for it invites us to think twice about the conception of what the children’s universe is, beyond innocence, lost paradise, colorful toys, and standardizing school desks.||A escritora mineira Conceição Evaristo traz como marca a produção literária nascida da experiência de vida do sujeito negro na sociedade brasileira, o que abala a estruturas e padrões literários hegemônicos. Neste artigo, discute-se a temática da infância na obra de Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio, que também pode ser lida como uma quebra de padrões ao oferecer protagonismo à criança. Como veremos, neste romance, a infância das personagens, transita historicamente entre passado e presente, descrevendo as diferentes formas de aprendizagem, brincadeiras, fantasias, violência e opressão, em consonância com a herança identitária das personagens, que adultas repensam o olhar e o sentir da criança. Numa sociedade que prioriza o olhar do adulto experiente, a criança pequena e negra, adquire centralidade e pode narrar seus percursos, a partir da sua condição social, racial e também de gênero. Como se observará, uma crítica social ao passado escravista perpassa todo o livro. O romance é constituído a partir de uma estrutura sinuosa, uma vez que sua leitura depende das lembranças da personagem principal, que ingressa em diversos labirintos até encontrar uma saída para seu sofrimento e inanição, diante da situação de desigualdade social e racial vivenciada por ela e por sua família. Neste sentido, Evaristo nos apresenta a possibilidade de pensar a infância de maneira plural, pois nos convida a repensarmos na concepção do que é o universo infantil para além da inocência, do paraíso perdido, dos brinquedos coloridos, e dos bancos escolares normatizadores.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Santos, Elisângela da Silva
Data
21 de novembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2019v24n2p2 | 10.5007/2175-7917.2019v24n2p2
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2019 Elisângela da Silva Santos
Fonte
Anuário de Literatura; Vol. 24 No. 2 (2019); 42-58 | Anuário de Literatura; v. 24 n. 2 (2019); 42-58 | 2175-7917 | 1414-5235
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion