-
Towards a pedagogy of online inquiry reading||Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento
- Voltar
Metadados
Descrição
The main purpose of this article is to highlight the need to implement a specific pedagogy of online inquiry reading. I generically situate this idea in the multiliteracies theory and add three arguments. Firstly, I present data related to online reading performed by children and adolescents, which, among other aspects, reveal that these subjects frequently practice reading on the internet to learn. Next, I systematize the main premises of a theoretical model developed to capture the main features of online reading to learn. Finally, I present the analysis of a lesson available on an online digital platform specifically developed for young users’ knowledge construction. The analysis shows the difficulty that the construction of such a pedagogy can constitute when it is done without specific professional knowledge. Although not exhaustive, this sequence of arguments constitutes, in my opinion, a coherent set of compelling reasons for the need to implement a specific pedagogy of reading texts that are read online for learning.||O principal propósito deste artigo é o de evidenciar a necessidade da implementação de uma pedagogia específica da leitura realizada na internet com vista à construção de conhecimento. Situo genericamente esta ideia na teoria dos multiletramentos e arrolo três argumentos. Em primeiro lugar, apresento dados referentes à leitura on-line realizada por crianças e adolescentes, que, entre outros aspetos, revelam que estes sujeitos realizam com frequência a prática de leitura na internet para construir conhecimento. Em seguida, sistematizo as principais premissas de um modelo teórico desenvolvido para captar as especificidades da leitura realizada on-line para aprender. Por fim, apresento a análise de uma lição disponível numa plataforma digital on-line especificamente desenvolvida para a promoção da construção de aprendizagens e que mostra a dificuldade que a construção de uma tal pedagogia pode constituir quando é realizada sem conhecimento pedagógico específico. Embora não perfazendo um conjunto exaustivo, esta sequência de argumentos constitui-se, na minha opinião, como um conjunto coerente de razões convincentes da necessidade de implementar uma pedagogia específica da leitura dos textos que são lidos na internet com vista à construção de conhecimento.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Pereira, Íris Susana Pires
Data
30 de dezembro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/view/1807-9288.2019v15n2p28 | 10.5007/1807-9288.2019v15n2p28
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2020 Íris Susana Pires Pereira
Fonte
Texto Digital; Vol. 15 No. 2 (2019); 28-56 | Texto Digital; Vol. 15 No 2 (2019); 28-56 | Texto Digital; v. 15 n. 2 (2019); 28-56 | 1807-9288
Assuntos
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion