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O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAÇÃO DO PIBID: SENTIDOS DE DOCÊNCIA EM DISPUTA
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Metadados
Descrição
Este artigo analisa sentidos de docência em disputa em face da reconfiguração do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mediante a promulgação do edital CAPES no 07/2018. É seu objetivo compreender os significados e as interpretações sobre as mudanças do PIBID na perspectiva daqueles que atuaram em seus múltiplos contextos. Epistemologicamente, se desenvolve com base no ciclo de políticas, de acordo com a teoria de Ball, e na concepção de formação e desenvolvimento profissional docente defendida por Roldão e Zeichner. Metodologicamente, optou-se pela análise documental dos marcos reguladores do programa, bem como realização de entrevistas com integrantes de seus diferentes contextos: coordenadores gerais, presidentes do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (FORPIBID), coordenadores institucionais, coordenadores de área e professores supervisores. Conclui-se que o PIBID, enquanto política pública, encarnou as disputas pelos sentidos sobre a docência e a formação de professores. A análise dos dados mostra que essas disputas penderam nos últimos anos para influências mercadológicas vistas especialmente no último edital que muda substancialmente o PIBID ameaçando sua essência.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Campelo, Talita da Silva | da Cruz, Giseli Barreto
Data
1 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5277 | 10.22481/praxisedu.v15i33.5277
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 69-90 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 69-90 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 69-90 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
PIBID | Política de formação docente | Sentidos de docência
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion