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CURRÍCULO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES
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Metadados
Descrição
Reconhecendo a importância que as instituições escolares possuem neste tempo histórico e na sociedade moderna, o presente trabalho visa discutir a questão curricular na perspectiva da produção de subjetividades através do governamento da infância. Frente a isso, as políticas de currículo exigem reflexões e questionamentos sobre o significado de escola e de educação que se pretende construir. O currículo, enquanto elemento central e estruturante da função escolar, é um território rico em disputas e poder. Para tanto, o trabalho busca dialogar com os postulados do autor Michel Foucault partindo de conceitos como “governamentalidade” que caminha no sentido do governo dos outros; como o processo de “disciplinamento” exercido pelos currículos e o conceito de “cuidado de si” como possibilidade para a formação docente. Ainda serão abordadas as contribuições das autoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo no que se refere às “teorias de currículo”.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
de Paula, Maria de Fátima Costa | Evangelista, Marcia Nico
Data
1 de julho de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5282 | 10.22481/praxisedu.v15i33.5282
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 186-207 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 186-207 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 33 (2019): jul./set. Dossiê temático: Debates em torno da educação básica, das políticas de currículo e da formação docente; 186-207 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Currículo | Poder | Subjetividades
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion