-
PEDAGOGICAL MANDALAS IN TEACHING-LEARNING PROCESS: KNOWLEDGE AND FLAVORS IN TEACHING TRAINING||MANDALAS PEDAGÓGICAS EN EL PROCESO DE ENSEÑANZA-APRENDIZAJE: CONOCIMIENTOS Y SABORES EN LA FORMACIÓN DOCENTE||MANDALAS PEDAGÓGICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: SABERES E SABORES NA FORMAÇÃO DOCENTE
- Voltar
Metadados
Descrição
Este artigo perspectiva pensar as contribuições das metodologias e estratégias de ensino para a formação docente. Tem por objetivo descortinar as experiências referente a utilização na prática pedagógica e no processo de formação docente, de uma técnica de ensino e sua flexibilidade. Ainda buscamos conhecer a influência e a colaboração dessa técnica que convencionamos chamar de mandalas pedagógicas. Esta foi utilizada tanto na formação inicial quanto continuada; tanto no ensino quanto na pesquisa; visando a (re)construção de saberes e aprendizagens plurais. Constatamos que como estratégia pedagógica as mandalas pedagógicas são provocadoras de diálogos e contribuem para ultrapassarmos a simples reprodução de conteúdo e se mostraram como hábeis, principalmente, por explorar as dimensões artísticas e estéticas. Neste âmbito, as dimensões profissionais foram exploradas para compor o cotidiano dos espaços de formação e o processo formativo.||This article intends to consider about the contributions of teaching methodologies and strategies to teacher education. It aims to reveal the experiences regarding the use of a teaching technique and its flexibility in pedagogical practice and in the process of teacher training. We also seek to know the influence and collaboration of this technique that we call pedagogical mandalas. It was used in both initial and continuing training, both in teaching and in research aiming at the (re)construction of plural knowledge and learning. We found that, as a pedagogical strategy, pedagogical mandalas are raising dialogues, contributing to overcome the simple reproduction of content and showed themselves as being able, mainly, to explore the artistic and aesthetic dimensions. In this context, the professional dimensions were explored to compose the daily life of training spaces and formative process.||Este artículo pretende reflexionar sobre las contribuciones de las metodologías y estrategias de enseñanza a la formación docente. Su objetivo es revelar las experiencias sobre el uso en la práctica pedagógica y en el proceso de formación docente de una técnica de enseñanza y su flexibilidad. Además, buscamos conocer la influencia y colaboración de esta técnica que llamamos mandalas pedagógicas. Esta fue utilizada tanto en la formación inicial como en la continua, tanto en la docencia como en la investigación, apuntando a la (re)construcción de conocimientos y aprendizajes plurales. Encontramos que, como estrategia pedagógica, las mandalas pedagógicas provocan diálogos, contribuyen a superar la simple reproducción de contenido y se muestran como capaces, principalmente, de explorar las dimensiones artísticas y estéticas. En este contexto, se exploraron las dimensiones profesionales para componer el día a día de los espacios de formación y del proceso formativo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Ferreira, Lúcia Gracia
Data
1 de outubro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660 | 10.22481/praxisedu.v15i35.5660
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 35 (2019): out/dez. Dossiê temático: Ensinar e Aprender: Metodologias e Estratégias; 61-76 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Ensinar | Aprender | Docência | Processo formativo | Enseñar | Aprender | Enseñanza | Proceso formativo | Teaching | Learning | Education | Formative process
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion