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CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL: O QUE REVELAM PROFESSORAS E DOCUMENTOS OFICIAIS
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Metadados
Descrição
O objetivo deste artigo, parte de uma pesquisa, é analisar as concepções de desenvolvimento infantil de onze professoras de uma escola pública de Educação Infantil, situada no interior do estado de Minas Gerais e em documentos oficiais. Tem como foco identificar se as concepções de desenvolvimento infantil nos documentos e nas entrevistas com as professoras situam-se mais na esfera do cotidiano ou na esfera da atividade complexa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (2016), de abordagem histórico-cultural, tendo como foco o conceito de desenvolvimento infantil, atividade e linguagem como macrocategorias fundamentais para a compreensão do ser-criança. Os procedimentos metodológicos foram a entrevista e a análise de documentos oficiais. A análise dos documentos oficiais evidencia que o desenvolvimento infantil não é visto como um processo de todas as funções psicofisiológicas integradas da criança e relacionado ao processo de ensino e aprendizagem. Osresultados evidenciam que as professoras entrevistadas se apoiam mais em conceitos do cotidiano parasua atuação docente, o que aponta uma ausência de fundamentos teórico-metodológicos para nortearsuas práticas pedagógicas em conhecimentos científicos. Infere-se que a formação docente, seja inicialou continuada, precisa garantir aos professores a apropriação de conhecimentos científicos sobre acriança e seu desenvolvimento.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Corrêa, Cíntia Resende | Bortolanza, Ana Maria Esteves
Data
17 de janeiro de 2019
Formato
Identificador
https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4679 | 10.22481/praxis.v15i31.4679
Idioma
Editor
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Práxis Educacional; v. 15 n. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 389-406 | Práxis Educacional; Vol. 15 Núm. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 389-406 | Práxis Educacional; Vol. 15 No. 31 (2019): jan./mar. Dossiê Temático: As parcerias entre o poder público e o terceiro setor: implicações para a democratização da educação; 389-406 | 2178-2679 | 1809-0249
Assuntos
Desenvolvimento infantil; Práticas pedagógicas; Educação infantil.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Artigo avaliado pelos Pares