Descrição
In this article I address how a few rappers have seen themselves as “historians” of present time who off er their public narratives meant to explain the contemporary world, to dissect its contradictions and to reveal truths supposedly not found in other narratives (among the versions of history they criticize are those off ered by the media and even history books). As a result, rappers end up also creating new milestones and their own heroes, dimension that I explore when taking as example successful case of rapper Sabotage.
keywords: rap music; uses of the past; memories.||Neste artigo, analiso como alguns rappers se colocaram na condição de “historiadores” do tempo presente, oferecendo a seu público narrativas que se propõem a dar conta de explicar o mundo contemporâneo, esmiuçar suas contradições e revelar verdades supostamente ausentes em outros relatos/histórias da vida social (segundo eles, entre as versões da história que criticam estão as midiáticas e até mesmo as que fi guram nos livros de história). Como resultado, os rappers acabam criando também novos marcos e seus próprios heróis, dimensão que exploro ao tomar como exemplo bem-sucedido o caso de Sabotage, uma legenda do rap.
Palabras clave: música rap; usos do passado; memórias.