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The High School Reform – 2017: notes on Teacher Training, Education and Physical Education||La reforma de la escuela secundaria – 2017: notas sobre la formación del profesorado, la educación y la educación física||A Reforma do Ensino Médio – 2017: notas sobre a Formação de Professores, a Educação e a Educação Física
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Metadados
Descrição
The high school reform and the Law 13.415 of February 16, 2017, are the subjects of analysis for this article that discusses the repercussion on Brazilian education inducedby political pressure, external to researchers of the field, regarding the teaching of physical education and the implications for teacher training. The article problematizes the characteristics of the physical education field expressed in law and the implications for teacher training. Methodologically, it uses the dialectical approach for bibliographical and documentary research and itassemblesa discourse analysis as research's technique. It concludes that the reform configures the physical education like a practice, idealizing a relation with theory; the law allows the use of the National Common Curriculum Basis document; it prioritizes the object of study from the perspective of the corporal culture of movement; it values the sports and conditioning gymnastics knowledge.||La reforma de la escuela secundaria y la Ley 13.415 del 16 de febrero de 2017 son el objeto de análisis de este artículo que aborda la repercusión en la educación brasileña causada por la imposición política, externa a los académicos y asignaturas en el área, con respecto a la enseñanza de la educación física y implicaciones para la formación del profesorado. Problematiza las características del campo de la educación física expresadas en la ley y las implicaciones para la formación docente. Metodológicamente, utiliza el enfoque dialéctico para la investigación bibliográfica y documental y hace el análisis del discurso como una técnica de investigación. Concluye que la reforma configura la educación física como práctica, idealizando una relación con la teoría; la ley permite el uso del documento Common National Curriculum Base; prioriza el objeto de estudio desde la perspectiva de la cultura corporal del movimiento; valora el conocimiento del deporte y la gimnasia de fitness.||A reforma do ensino médio e a Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 são objeto de análise desse artigo que trata da repercussão na educação brasileira causada por imposição política, externa aos estudiosos e sujeitos da área, quanto ao ensino da educação física e às implicações para a formação de professores. Problematiza as características do campo da educação física expressas na lei e as implicações para a formação de professores. Metodologicamente, utiliza a abordagem dialética para a pesquisa bibliográfica e documental e faz a análise do discurso, como técnica de pesquisa. Conclui que a reforma configura a educação física uma prática, idealizando-se uma relação com a teoria; a lei admite o uso do documento Base Nacional Comum Curricular; prioriza o objeto de estudo na perspectiva da cultura corporal de movimento; valoriza o conhecimento do esporte e ginástica de condicionamento.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Soares, Marta Genú | Abreu, Meriane Conceição Paiva | Teixeira, Carla Loyana Dias
Data
1 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/43258 | 10.14393/ER-v25n2a2018-10
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 2 (maio/ag. 2018); 452-473 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 2 (maio/ag. 2018); 452-473 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 2 (maio/ag. 2018); 452-473 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Ensino | Formação de Professores | Políticas Públicas | Teaching | Teacher Training | Public Policies | Docencia | Formación de profesores | Políticas públicas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion