-
A mapping of research on Digital Technologies and Mathematical Modeling in the Differential and Integral Calculus of Higher Education||Un mapeo de la investigación sobre tecnologías digitales y modelado matemático en el cálculo diferencial e integral de la educación superior||Um mapeamento das pesquisas sobre Tecnologias Digitais e Modelagem Matemática no Cálculo Diferencial e Integral do Ensino Superior
- Voltar
Metadados
Descrição
In this article, we present a mapping of Brazilian dissertations and theses produced in the last years that approach educational practices for the teaching of Differential and Integral Calculus in Higher Education, by means of Digital Information and Communication Technologies and Mathematical Modeling in Education. This study is of bibliographical nature and its data collection was done in the Database of Dissertations and Theses of the Brazilian Coordination of Improvement of Higher Level Personnel. From the emergent similar characteristics from the twenty researches found among dissertations and theses, we grouped those which presented an educational proposal and those that analyzed the implementation of an educational proposal. These groupings revealed the multiplicity of the acting of Mathematical Modeling, how and which digital technologies are being utilized in these educational proposals, and, furthermore, it showed how the intersection between educational practices that use these tendencies in the teaching and learning process of Calculus is happening.||En este artículo presentamos un mapeo de disertaciones y tesis brasileñas, producidas en los últimos años, que abordan las prácticas educativas para la enseñanza del cálculo diferencial e integral, en la educación superior, a través de dos tendencias muy actuales: tecnologías de información y comunicación digital y modelado. Matemáticas en Educación. Esta es una investigación bibliográfica, cuya recopilación de datos se realizó en la base de datos de tesis y disertaciones de la Coordinación de Mejoramiento del Personal de Educación Superior. A partir de características similares que surgen de los veinte trabajos encontrados, entre disertaciones y tesis, agrupamos los que presentan una propuesta educativa y los que analizan la implementación de una propuesta educativa. Estas agrupaciones nos han revelado la multiplicidad de desempeño del modelado matemático, cómo y qué tecnologías digitales se están utilizando en estas propuestas educativas y, además, nos mostraron cómo se está produciendo la intersección entre las prácticas educativas que utilizan estas tendencias en el proceso de aprendizaje. y enseñanza de cálculo.||Neste artigo apresentamos um mapeamento de dissertações e teses brasileiras, produzidas nos últimos anos, que abordam práticas educativas para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral, no Ensino Superior, através de duas tendências bastante atuais: as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e a Modelagem Matemática na Educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cuja coleta de dados foi realizada no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A partir de características semelhantes emergentes dos vinte trabalhos encontrados, entre dissertações e teses, agrupamos aqueles que apresentam uma proposta educativa e os que analisam a implementação de uma proposta educativa. Esses agrupamentos nos revelaram a multiplicidade de atuação da Modelagem Matemática, como e quais tecnologias digitais estão sendo utilizadas nessas propostas educativas, e, além disso, mostrou-nos como está ocorrendo a interseção entre as práticas educativas que se utilizam dessas tendências no processo de aprendizagem e ensino de Cálculo.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Junior, Arlindo José de Souza | Resende Pereira, Giselle Moraes | Lopes, Érika Maria Chioca
Data
20 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46458 | 10.14393/ER-v25n3e2018-16
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. Especial (dez. 2018); 1087-1112 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. Especial (dez. 2018); 1087-1112 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. Especial (dez. 2018); 1087-1112 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Cálculo Diferencial e Integral | Modelagem Matemática | Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação | Ensino Superior | Differential and Integral Calculus | Mathematical Modeling | Digital Information and Communication Technologies | Higher Education | Cálculo Diferencial e Integral | Modelado matemático | Tecnologías digitales de información y comunicación | Enseñanza superior
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion