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The concept of work in the perspective of children and adolescents: an analysis based on the Piagetian theory||El concepto de trabajo desde la perspectiva de niños y adolescentes: un análisis desde la teoría de Piaget||O conceito de trabalho na perspectiva de crianças e adolescentes: uma análise a partir da teoria piagetiana
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Metadados
Descrição
The evolution of social knowledge, using the Piagetian clinical method, has been studied in order to verify how children and adolescents represent the world around them. Starting from the question: "what representations of children and adolescents about work?", The purpose of this study was to search for the genesis of the concept of work, analyzing these representations throughout the development of children and adolescents. Through clinical interviews with 60 subjects, 4 levels of knowledge were obtained, identifying from the ideas that the work is bought, going to a notion that it is necessary to human survival to social relations of work and that requires appropriate training for professional practice. It has been shown that this type of knowledge is constructed and consistent with the cognitive structure, influenced by the social environment, but not determined by it.||La evolución del conocimiento social, utilizando el método clínico piagetiano, se ha estudiado para verificar cómo los niños y adolescentes representan el mundo que los rodea. A partir de la pregunta: "¿cuáles son las representaciones de niños y adolescentes sobre el trabajo?" El objetivo de este estudio fue buscar la génesis del concepto de trabajo, analizando estas representaciones a lo largo del desarrollo de niños y adolescentes. A través de entrevistas clínicas con 60 sujetos, se obtuvieron 4 niveles de conocimiento, identificando a partir de las ideas que se compra el trabajo, pasando a la noción de que es necesario para la supervivencia humana hasta que se requieran las relaciones sociales de trabajo y capacitación. para la práctica profesional Se ha demostrado que este tipo de conocimiento se construye y es coherente con la estructura cognitiva, influenciado por el entorno social, pero no determinado por él.||A evolução do conhecimento social, utilizando o método clínico piagetiano, tem sido estudada com o objetivo de verificar como as crianças e adolescentes representam o mundo à sua volta. Partindo da indagação: "quais as representações de crianças e adolescentes sobre trabalho?" objetivou-se, nesse estudo, buscar a gênese do conceito de trabalho, analisando essas representações ao longo do desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por meio das entrevistas clínicas realizadas com 60 sujeitos, obteve-se 4 níveis de conhecimento, identificando desde as ideias de que o trabalho é comprado, indo para uma noção de que é necessário à sobrevivência humana até as relações sociais de trabalho e de formação necessária para exercício profissional. Demonstrou-se que este tipo de conhecimento é construído e coerente com a estrutura cognitiva, influenciados pelo meio social, mas não determinadas por ele.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Barreto, Maria de Lourdes Mattos | Souza, Gisele Maria Costa | Silva, Márcia Onísia da
Data
7 de março de 2018
Formato
Identificador
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41362 | 10.14393/ER-v25n1a2018-05
Idioma
Relação
https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/41362/21869 | 10.14393/ER-v25n1a2018-05
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Ensino em Re-Vista
Fonte
Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 107-133 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 107-133 | Ensino em Re-Vista; 2018: v. 25, n. 1 (jan./abr. 2018); 107-133 | 1983-1730 | 0104-3757
Assuntos
Crianças e Adolescentes | Trabalho-conceito | Representações | Método Clínico Piagetiano | Children and adolescents | Work-concept | Representations | Clinic Piaget Method | Niños y adolescentes | Trabajo conceptual | Representaciones | Método clínico piagetiano
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion