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A teatralização da performance instrumental na música para violão de Arthur Kampela
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Metadados
Descrição
Este artigo busca investigar o potencial cênico inerente às obras para violão (em maioria peças solistas ou para pequenas formações camerísticas) do compositor brasileiro Arthur Kampela. Com este intuito, e almejando identificar em tais obras o elo existente entre performance e escrita musical, as comparamos àquelas de certos compositores do século XX; é assim que identificamos pontos comuns - sobretudo considerando o gesto instrumental como ponto focal - com o teatro instrumental de Mauricio Kagel, com a musique concrète instrumentale de Helmut Lachenmann e com as técnicas estendidas presentes no repertório violonístico dos últimos sessenta anos. Faz-se um levantamentos das ações instrumentais que o violonista executa a partir de gestos percussivos e estendidos; identificam-se as elaboradas construções rítmicas que permitem-lhe emancipar o movimento de uma mão em relação à outra e que conferem à performance um aspecto coreográfico. Constatamos que a teatralidade das peças de Arthur Kampela vem, em grande parte, da própria relação entre o instrumentista e seu instrumento, do potencial sonoro de seu corpo e do potencial cênico da própria situação de concerto. O movimento corporal engendrado pelos gestos instrumentais é visto como uma série de ações físicas e musicais; ele é também abordado em sua perspectiva espacial (ocupação e exploração do instrumento), propostas que encontram sua origem nas ideias de personalidades do teatro e da dança, tais como Jerzy Grotowski e Klauss Vianna. Colocando-se constantemente como intérprete, Kampela permite que suas obras tenham o instrumentista e sua personalidade como tema principal.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Weiss, Ledice Fernandes de Oliveira
Data
31 de maio de 2018
Formato
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música
Fonte
DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; No. 20 (2018): Revista Debates - dossiê Práticas Interpretativas | DEBATES - Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Música; n. 20 (2018): Revista Debates - dossiê Práticas Interpretativas | 2359-1056 | 1414-7939
Assuntos
Gesto instrumental. Teatralidade. Arthur Kampela. Violão. Técnica percussiva. | Práticas Interpretativas
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | Peer-reviewed paper | Artículo revisado por pares | Artigo avaliado pelos pares