Descrição
Ethnomusicology has a reputation of being an engaged discipline that deals with ethical issues. This engagement is subject to dynamic changes embedded in and expressed through discourses on the quality of its knowledge contribution. This paper is dedicated to the many issues coming with internet archives introducing or explaining musical instruments, which contribute widely to simplifications and degeneration of actually available knowledge. One of the problems resulting from that is the re-introduction of colonizing patterns into the ethnomusicological discourse on musical instruments. This paper aims at showing alternatives to this self-infecting practice of re-colonizing academic writing.||La etnomusicología tiene la reputación de ser una disciplina comprometida que se ocupa de cuestiones éticas. Este compromiso está sujeto a cambios dinámicos incorporados y expresados a través de discursos sobre la calidad de su contribución al saber. Este artículo está dedicado a las muchas cuestiones que surgen con los archivos de Internet orientados a la introducción o explicación de instrumentos musicales, que contribuyen ampliamente a simplificaciones y degeneración del conocimiento realmente disponible. Uno de los problemas resultantes de ello es la reintroducción de patrones colonizadores en el discurso etnomusicológico acerca de instrumentos musicales. Este trabajo también pretende mostrar alternativas para esa práctica autocontagente de una escritura académica recolonizadora.||A etnomusicologia tem a reputação de ser uma disciplina engajada que lida com questões éticas. Esse engajamento está sujeito a mudanças dinâmicas incorporadas e expressas através de discursos sobre a qualidade de sua contribuição ao saber. Este artigo é dedicado à s muitas questões que surgem com os arquivos de Internet voltados à introdução ou explicação de instrumentos musicais, que contribuem amplamente para simplificações e degeneração do conhecimento realmente disponível. Um dos problemas resultantes disso é a reintrodução de padrões colonizadores no discurso etnomusicológico a respeito de instrumentos musicais. Este trabalho também visa mostrar alternativas para essa prática autocontagiante de uma escrita acadêmica recolonizadora.