-
Turismo, informação e sentido: reflexões acerca da aplicação da Teoria do Sense-Making no turismo e da necessidade de ir além
- Voltar
Metadados
Descrição
La relación entre turismo e información acontece de forma esencial para el desarrollo de la actividad turística, en el ámbito de las elecciones de viaje de los turistas (información turística) o especialmente en el ámbito de la toma de decisiones de los responsables por las políticas de turismo de determinada localidad (información en turismo). Con esa reflexión, presenta-se la Teoría del Sense-Making de Dervin (19830, cuya colaboración para el turismo se encuentra en el hecho de trabajar a partir del abordaje cognitivo del usuario y su relación con la información. Ese abordaje señala para posibilidades que indican avanzos con la relación de la información generada en na academia y desarrollo del mercado turístico, en el ámbito de la creación de sentido para todos los posibles usuarios involucrados, colaborando, de esa manera, para el desarrollo turístico de las localidades.
Palabras-claveturismo; información; información en turismo; sense-making.
||A relação entre turismo e informação acontece de maneira essencial para o desenvolvimento da atividade turística, quer seja nas escolhas de viagens dos turistas (informação turística) ou especialmente no âmbito da tomada de decisão dos policymakersdo turismo de determinada localidade (informação em turismo). A partir dessa reflexão, apresenta-se a Teoria do Sense-Makingde Dervin (1983), cuja colaboração para o turismo é encontrada no fato de trabalhar a partir de abordagem cognitiva do usuário e sua relação com a informação. Tal abordagem aponta para possibilidades que se abrem no sentido de avanços na relação da informação gerada na academia e desenvolvimento do mercado turístico, no âmbito da criação de sentido para todos os possíveis usuários envolvidos, colaborando dessa forma, para o desenvolvimento turístico das localidades.
Palavras-chave:turismo; informação; informação em turismo; sense-making.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Medaglia, Juliana | Silveira, Carlos Eduardo
Data
19 de dezembro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.unb.br/index.php/revistacenario/article/view/19444 | 10.26512/revistacenario.v6i11.19444
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 No. 11 (2018); 17 - 34 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 Núm. 11 (2018); 17 - 34 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 No. 11 (2018); 17 - 34 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território ; v. 6 n. 11 (2018); 17 - 34 | Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território; Vol. 6 N.º 11 (2018); 17 - 34 | 2318-8561 | 10.26512/revistacenario.v6i11
Assuntos
Palavras-chave: turismo; informação; informação em turismo; sense-making.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion