-
Cordel leaves in maternal language teaching: the revisited reading class||Folhetos de cordel no ensino de língua materna: A aula de leitura revisitada
- Voltar
Metadados
Descrição
The study brings a reflection on methods and practices of reading for Mother Language classes, aiming to train proficient readers, taking into account the oral traditions of cultural transmission. It points out possibilities of approach of the postmodern discourse from the cordel pamphlet. It aims to suggest a work in high school classes, with a view to developing reading proficiency and improving knowledge essential to contemporaneity. The proposal is based on an educational perspective, spanning theories of discourse analysis (AD) and language. For this, it is based on studies already carried out by Bakhtin/Voloshinov (2004), Hall (2005), Orlandi (2009), Possenti (2009), Sacristán (2002), among others. The purpose was to awaken in students the taste for reading and the functionality of diverse discursive genres in school and in society, which in our practice begins by reading the cordel.||O estudo traz uma reflexão sobre métodos e práticas de leitura para aulas de Língua Materna, tendo em vista formar leitores proficientes, levando em consideração as tradições orais de transmissão cultural. Aponta possibilidades de abordagem do discurso pós-moderno a partir do folheto de cordel. Objetiva sugerir um trabalho em turmas de ensino médio, com vistas a desenvolver a proficiência leitora e o aprimoramento de conhecimentos essenciais à contemporaneidade. A proposta situa-se numa perspectiva educacional, perpassando as teorias da análise do discurso (AD) e da linguagem. Para tanto, apoia-se em estudos já realizados por Bakhtin/Voloshinov (2004), Hall (2005), Orlandi (2009), Possenti (2009), Sacristán (2002), entre outros. O propósito foi despertar nos alunos o gosto pela leitura e a funcionalidade de gêneros discursivos diversos na escola e na sociedade, o que em nossa prática foi evidenciado pela leitura do cordel.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Rodrigues, Linduarte Pereira | Silva, Rodrigo Nunes da
Data
31 de janeiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7338 | 10.5585/dialogia.N28.7338
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
Dialogia; Dialogia n. 28; 59-71 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Reading. Cordel. Postmodern discourse. Education. | Leitura. Cordel. Discurso pós-moderno. Educação.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion