-
Semiotic aspects of Peircean philosophy as foundation for the education of thought||Aspectos semióticos da filosofia peirceana como fundação para a educação do pensamento
- Voltar
Metadados
Descrição
This article aims to propose some concepts of the Peircean philosophical framework as a foundation for the formation of a broad critical thinking. Starting from semiotic concepts such as sign, object, interpretant and their unfolding, in connection with metaphysical concepts such as objective idealism, synechism and fallibilism, it is possible to glimpse the development of a logical and comprehensive perspective on human reality, capable of integrating several points of view in an inclusive manner and, therefore, capable of encompassing scientific and cultural differences in an intelligible form amid the contemporary social heterogeneity. The present research, through analysis and conceptual applications, seeks to evince that an education aimed at the development of human mental faculties, by emphasizing the representational aspects of thought, culture and science, can enable man himself to discern more clearly his own cultural an scientific creations, as well as the role he plays in their production.||O presente artigo objetiva propor alguns conceitos do quadro filosófico peirceano como fundamento para a formação de um pensamento crítico amplo. Partindo de conceitos semióticos, tais como signo, objeto, interpretante e seus desdobramentos, em conexão com conceitos metafísicos como idealismo objetivo, sinequismo e falibilismo, é possível vislumbrar o desenvolvimento de uma perspectiva lógica abrangente sobre a realidade humana, capaz de integrar diversos pontos de vista de maneira inclusiva e, assim, assimilar diferenças culturais e científicas de forma inteligível em meio à heterogeneidade social contemporânea. A presente pesquisa, por meio de análises e aplicações conceituais, busca evidenciar que uma educação voltada para o desenvolvimento das faculdades mentais humanas, ao enfatizar os aspectos representacionais do pensamento, da cultura e da ciência, pode possibilitar ao próprio homem vislumbrar com mais clareza suas próprias criações culturais e científicas, bem como o papel que desempenha na sua produção.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Jungk, Isabel
Data
24 de agosto de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8807 | 10.5585/dialogia.N29.8807
Idioma
Direitos autorais
Copyright (c) 2018 Dialogia
Fonte
Dialogia; Dialogia n. 29; 69-82 | 1983-9294 | 1677-1303
Assuntos
Peircean semiotics. Education. Mind-matter relation. Falibilism. Cultural relativism. | Semiótica peirceana. Educação. Relação mente-matéria. Falibilismo. Relativismo cultural.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion