-
Principals’ efficacy beliefs and goal achievement for IDESP||Crenças de eficácia de gestores escolares e as metas do IDESP
- Voltar
Metadados
Descrição
This research is dedicated to investigate the relationship between principals’ efficacy beliefs and goal achievement for IDESP, the state of São Paulo’s external evaluation of public schools. This research was conducted by means of online resources for data collection, with 228 principals as participants. Data was analyzed by means of quantitative strategies which revealed that age and self-efficacy beliefs for instructional aspects were the variables that most important in explaining the IDESP goal achievement. Through qualitative analysis, it was found that school principals who said they had stronger self-efficacy were those who achieved goals, and obtaining goals was executed due through the involvement of principals with aspects of teaching and learning. || Esta pesquisa dedicou-se a investigar as relações entre as crenças de eficácia dos gestores escolares e o cumprimento da meta do IDESP das escolas estaduais de São Paulo por eles administradas. Foi realizada por meio de recursos para coleta de dados on line, tendo como participantes 228 gestores escolares. Por meio da análise quantitativa, foi constatado que a idade e a crença de autoeficácia para aspectos instrucionais foram as variáveis que se mostraram mais importantes para explicar o cumprimento da meta no IDESP. Por meio da análise qualitativa, verificou-se que os gestores escolares que disseram ter autoeficácia mais fortes foram os que cumpriram as metas, sendo que o cumprimento das mestas foi realizado devido ao envolvimento dos gestores com os aspectos de ensino e aprendizagem.
Periódico
Colaboradores
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Abrangência
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Autor
Casanova, Daniela Couto Guerreiro | Russo, Miguel Henrique
Data
15 de fevereiro de 2018
Formato
Identificador
https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5858 | 10.5585/eccos.n45.5858
Idioma
Direitos autorais
DADO AUSENTE NO PROVEDOR
Fonte
EccoS – Revista Científica; n. 45: Pensamento decolonial e interculturalidade na América Latina - desafios para a educação; 157-175 | 1983-9278 | 1517-1949
Assuntos
Self-Efficacy. External Evaluation. Collective Efficacy. School Administrator | autoeficácia | eficácia coletiva | gestores escolares | avaliações externas.
Tipo
info:eu-repo/semantics/article | info:eu-repo/semantics/publishedVersion